Com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira, o Governo do Estado do Rio de Janeiro convocou população fluminense e divulgou a meta de imunização da campanha de vacinação. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende vacinar 6,6 milhões de pessoas até 3 de junho, o que corresponde a 90% do público-alvo. Cada município do Rio divulgará seu calendário.
A primeira etapa da campanha de vacinação começou nesta segunda-feira e vai até 30 de abril. O público-alvo são trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. A segunda etapa vai de 2 de maio a 3 de junho.
A população incluída nesta etapa de campanha de vacinação são crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Em 30 de abril, Dia D de vacinação, serão imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. “Vacinar é prevenir. É extremamente importante que a população tenha essa consciência. Tivemos um surto de gripe em dezembro, com a circulação de um novo subtipo do vírus Influenza. A vacina que está nos postos tem na sua composição esse novo tipo do vírus. Por isso, é importante que as pessoas se vacinem todos os anos”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Em janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 167 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza e 17 óbitos. Em dezembro de 2021, quando o estado do Rio de Janeiro enfrentou um surto de gripe, foram notificados 1.647 casos de SRAG e 220 óbitos.
A dose contra gripe pode ser aplicada de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as vacinas contra Covid-19, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade. Esse grupo deve aguardar um período de 15 dias entre as vacinas e priorizar a administração da dose contra Covid-19.
Paralelamente à imunização contra a gripe, está em curso a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A vacina será administrada a toda a população independentemente do histórico vacinal.
Na primeira etapa, de 4 de abril a 2 de maio, serão vacinados os trabalhadores da saúde. Já na segunda fase, de 3 de maio a 3 de junho, serão contempladas as crianças de 6 meses a 5 anos. A vacina pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…