Além da Defensoria, compõem a Raave grupos de psicologia e psicanálise que já atuam com pessoas afetadas por violência no estado.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) oferecerá atendimento psicológico para vítimas de violência no estado. O objetivo da iniciativa é ampliar esse serviço por meio da Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado (Raave). Por meio da rede, a defensoria vai encaminhar as vítimas para instituições parceiras, para receber atendimento psicológico individualizado.
A rede faz parte do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), que atua com a sociedade civil e as universidades públicas. Para Carolina Anastácio, coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, esse serviço de atendimento psicossocial ainda é precário no estado do Rio.
“A gente sempre teve a ideia de fortalecimento das redes públicas, mas para esse atendimento específico às vítimas de violência, a gente sabia que existia uma grande carência, não existia. A nossa preocupação não é só prestar o atendimento jurídico, que é evidente que é relevante, mas a gente sabe que essas pessoas precisam ser abraçadas”, disse.
Além da Defensoria Pública, compõem a Raave grupos de psicologia e psicanálise que já atuam com pessoas afetadas por violência no estado. Essa rede foi criada após a operação policial no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, quando morreram 28 pessoas. Na ocasião, grupos de psicologia procuraram a DPRJ se colocando à disposição para atendimento de familiares e vítimas da ação policial.
Para o ouvidor geral da DPRJ, Guilherme Pimentel, a rede é um passo na construção de uma política pública de atendimento para as pessoas afetadas pela violência. “Não é uma rede para substituir serviço público, mas é uma rede para a gente pensar como lidar com essa demanda específica, que não é qualquer demanda, e tentar contribuir para que isso um dia esteja na rede de serviço público, acessível para as massas do Rio de Janeiro”, disse.
Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…
O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…
Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…
O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…