Conexão Rio-BSB

Segurança e dívida: futuro de Castro passa por Brasília

Por Nelson Lopes

Foi movimentada a ida do governador Cláudio Castro a Brasília, nesta semana. Em encontros com a alta cúpula da política nacional, que incluíram ministros do STF e o presidente Lula, Castro contou com uma agenda reservada com o presidente da Câmara, Arthur Lira, no Congresso. Ao lado do líder do PP na Casa, Dr. Luizinho, Castro visitou o plenário da Câmara e seguiu para um café a portas fechadas. No encontro, ele pediu celeridade na votação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, o Propag.

O texto, criado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, busca revisar os termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União e já teve a sua urgência aprovada na Câmara, apesar de ainda não ter tido o mérito analisado pelos parlamentares. O Projeto autoriza desconto nos juros, dá prazo de 30 anos para pagamento da dívida a ser feito em 360 parcelas e abre a possibilidade de os estados transferirem ativos para a União como parte do pagamento. Além disso, cria exigências de investimento em educação, formação profissional, saneamento, habitação, enfrentamento das mudanças climáticas, transporte e segurança pública.


De frente com Moraes

Castro também foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde acompanhou o início do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que estipula regras sobre ações policiais no Rio de Janeiro. Ele destacou a importância de se avançar nessa discussão para garantir e reforçar a presença das forças policiais nas comunidades, protegendo todos os cidadãos.

Castro reiterou que o governo cumpriu rigorosamente as determinações impostas no âmbito da ADPF, além de ter aperfeiçoado protocolos das Forças de Segurança. No entanto, pontuou que a limitação das operações policiais para casos excepcionais inviabiliza a atuação da polícia nas comunidades, o que favoreceu a expansão territorial do crime organizado e ressaltou os investimentos de mais de R$ 4 bilhões em segurança pública durante a sua gestão, que permitiram a modernização das polícias e a implementação de mais de 13 mil câmeras corporais, por exemplo.


Será, Bené?

O tabuleiro político de 2026 pode ganhar mais uma peça considerada fundamental. A deputada Benedita da Silva, do PT, surge como nome favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer ao Senado pelo Rio. Ex-governadora e petista histórica, ela conta com a confiança do presidente e reúne predicados suficientes para se cacifar ao posto: mulher negra e evangélica, ela é vista como um nome crível para uma eleição de duas vagas à Casa Alta do Congresso, como a de 2026.

Por ser evangélica, Benedita ainda poderia reforçar o palanque de Eduardo Paes ao governo, quando o hoje prefeito do Rio precisará reunir forças no segmento religioso, um dos principais filões do bolsonarismo. Já se sabe, por exemplo, que Flávio Bolsonaro tentará a reeleição para o Senado, enquanto Cláudio Castro tentará fazer um sucessor no governo do Rio. Benedita já ouviu de Lula que a decisão só depende dela e se mostrou disposta a encarar o desafio. Em 2026, ela terá 84 anos.


Será que ele topa?

Bolsonaristas já iniciaram um movimento para ter Flávio Bolsonaro como candidato à presidência em 2026, caso Jair Bolsonaro siga inelegível, é óbvio. Neste quebra-cabeça, caso Flávio vá para o Planalto, Carlos Bolsonaro, o vereador mais votado do Rio, pega a vaga para o Senado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

14 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

22 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

22 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

22 horas atrás