Mangaratiba inicia I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31) à I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo. Pela primeira vez, o município promove uma semana dedicada à inclusão e ao debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cerimônia de abertura aconteceu na Praça Robert Simões e reuniu representantes da educação, famílias e autoridades locais.
O evento contou com a participação de pais atípicos, professores, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares. Durante a abertura, o Prefeito Luiz Claudio Ribeiro inaugurou a prancha de comunicação aumentativa e alternativa na Praça Robert Simões, próximo ao parquinho. Em seu discurso, ele reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão.
“Quero afirmar na presença de todos os pais e mães atípicas que a inclusão é uma pauta importante do nosso governo. Sabemos que não vivemos em um mundo inclusivo, digo como pai atípico, e que ainda temos muita luta pela frente. Como gestor, garanto que vamos trabalhar e lutar para avançarmos mais a cada dia. É uma pauta que não é mera politicagem. Precisa ser tratada com seriedade, porque estamos falando de vidas, de seres humanos e de direitos”, afirmou.
A programação do dia incluiu a Roda de Conversa ‘Diálogos pela Inclusão: Conectando Famílias e Escolas’, com a participação de diretoras de escolas municipais e mães atípicas, incluindo a primeira-dama, Marcela Ribeiro. As participantes discutiram suas experiências, desafios no ambiente escolar e a importância do suporte familiar.
A cerimônia contou com a presença de secretários e subsecretários municipais, além dos vereadores Daniel Vasconcellos, Josué Té, Dr. Cezinha, Yury Aguiar e Chicão da Ilha.
A programação do evento inclui a VII edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, atividades inclusivas nas escolas, palestras e mostras pedagógicas. Além disso, será inaugurado o Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico de Muriqui, um espaço voltado ao suporte e desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou transtornos de aprendizagem. A I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo segue com atividades até o final da semana.
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…