Seropédica celebra empregos e qualificação com a expansão da fábrica da P&G

*Renato Reis
(renato.reis@jornalatual.com.br)

O empenho da Prefeitura de Seropédica, na busca de atrair novos empreendimentos para a cidade da Baixada Fluminense, como estratégia para criar novas oportunidades de trabalho para a população local, teve um capítulo a mais na última sexta-feira (16).

A multinacional Procter & Gamble (P&G) inaugurou sua planta industrial no município, com a inauguração de sua fábrica de cuidados com o cabelo, anexa ao complexo que a empresa já mantem há quase uma década na cidade para a produção de produtos para a saúde bucal.

Participaram da inauguração o presidente da P&G Brasil, André Felicíssimo; o diretor de Relações Institucionais da P&G, Francisco Bernardo; e o diretor da P&G Seropédica, Carlos Serrano.

Também marcaram presença o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah; o prefeito de Seropédica, Professor Lucas; o diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Fortes; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Andrade; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, Carlos Alberto Machado de Freitas, dentre outras autoridades, além de representantes de empresas parceiras da P&G.

Seropédica tem grandes investimentos nos últimos anos

Com um cerimonial cercado de cuidados, a empresa deu a exata dimensão da importância que dá à planta industrial de Seropédica. O diretor Carlos Serrano falou sobre o desenvolvimento que a P&G traz para o Brasil, o estado do Rio e a cidade, ressaltando que as melhores tecnologias de que o grupo dispõe no mundo estão empregadas em Seropédica.

Classificando o país como um mercado chave, absorvendo mais de 50% de sua produção voltada para a América latina, Serrano anunciou que a unidade de Seropédica será um polo de exportação de produtos para o Brasil e o exterior, através de uma indústria 4.0, com processos de manufatura de última geração.

Em seguida, o presidente André Felicíssimo lembrou que a da P&G Brasil, que está há 35 anos no país, fez em Seropédica o maior investimento no Brasil nos últimos cinco anos, e que a nova expansão quintuplica o compromisso inicial com a fábrica.

O presidente falou ainda sobre o compromisso social da empresa tem com a qualificação profissional na cidade, através de um projeto que a une ao Governo do Estado, a Prefeitura de Seropédica e o Instituto Proa, que atua na criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda oriundos de escolas públicas, ajudando-os a ingressarem no mercado de trabalho. O resultado dessa união também foi celebrado na sexta-feira, com a inauguração das instalações do projeto, na Faetec Seropédica.

Autoridades comemoram resultados

Em seu discurso, o prefeito Professor Lucas classificou o evento como uma ratificação do compromisso que o Governo do Estado e a Prefeitura de Seropédica têm com foco nas parcerias e no diálogo. Lucas lembrou que participou da inauguração da primeira fábrica ainda como vereador, e que estava ali, com prazer, testemunhando o crescimento da empresa na cidade.

“Seropédica investe nas parcerias e no diálogo para avançar a cada dia”, disse ele, citando como exemplo a abertura na unidade do Instituto Proa na Faetec, que abre as portas para jovens de 17 a 22 anos.

Representando o governador Claudio Castro, o secretário Vinicius Farah iniciou elogiando o prefeito Professor Lucas, a quem responsabilizou por colocar Seropédica na agenda do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, o que contribuiu para que o estado viva hoje um grande momento, depois de enfrentar mais de uma década de episódios ruins.

Farah ilustrou, por exemplo, que antes do início da administração Cláudio Castro o estado do Rio amargava a 24ª posição entre os 27 do país e hoje ultrapassou Minas Gerais para alcançar a segunda posição na geração de empregos.

“O melhor programa social que existe é o emprego e é isso que estamos gerando em nosso estado”, salientou ele, arrancando risadas da plateia ao lembrar que quando administrou Três Rios lutou muito para que a cidade recebesse a unidade da P&G.


*Esta matéria foi publicada neste portal com autorização do autor

Posts Recentes

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20),…

37 minutos atrás

Secovi Rio firma parceria com a Prefeitura de Niterói e contribui com painel inédito sobre o mercado imobiliário da cidade

O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…

2 horas atrás

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

4 horas atrás

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…

5 horas atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

5 horas atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

22 horas atrás