Expectativa de vendas dos lojistas supera o show da Madona realizada no ano passado. (Foto: Alexandre Macieira/ Riotur)
O aguardado show da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo dia 3 de maio nas areias de Copacabana, já está impactando positivamente o comércio carioca. De acordo com levantamento realizado pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), os lojistas das zonas Sul e Oeste da Capital estão otimistas e projetam um crescimento de 2% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, quando Madonna se apresentou no mesmo local.
A pesquisa ouviu comerciantes dos setores de vestuário, calçados, souvenires, papelarias e lembranças da cidade, e revelou que a expectativa é ainda mais positiva em 2025. Apesar de o público estimado ser similar ao do show de Madonna — 1,6 milhão de pessoas, segundo dados da Prefeitura do Rio —, os impactos econômicos projetados são significativamente maiores.
De acordo com a Prefeitura, o espetáculo da artista norte-americana poderá movimentar cerca de R$ 600 milhões, uma alta de 28% em relação aos R$470 milhões gerados pelo evento de 2024. O aumento é atribuído à maior confiança dos consumidores e ao maior apetite por gastos em eventos e experiências de lazer.
A estimativa também leva em conta os 240 mil turistas esperados, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. A presença desse público, aliado ao prestígio internacional da cantora, deve impulsionar especialmente o comércio voltado ao turismo e produtos temáticos.
Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, destacou a importância de os lojistas estarem preparados para o aumento da demanda. “É uma grande oportunidade para o setor aumentar as vendas. Por isso os lojistas devem se preparar, aumentando o estoque, treinando suas equipes e investindo na programação visual das lojas”, afirmou.
O comércio carioca ainda se prepara para um segundo impulso nas vendas com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no domingo seguinte ao show, uma das datas mais importantes para o setor. A combinação de um grande evento internacional com uma data tradicional do varejo deve consolidar o início de maio como um dos períodos mais aquecidos do ano para o comércio do Rio de Janeiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O comércio carioca está confiante de que um inverno mais rigoroso poderá trazer bons resultados…
A Prefeitura do Rio de Janeiro comemorou, no último sábado (14), o primeiro aniversário do…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das…
*Por Paulo Marinho Como ando muito na cidade (ônibus, trem, a pé, VLT, Metrô e as vezes…
Essa dica vai para quem quer aproveitar o feriado de Corpus Christi para viajar para…
A Manserv, uma das maiores empresas brasileiras de prestação de serviços técnicos especializados, realiza neste…