Reunião selou parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Barra Mansa. Crédito: Prefeitura de Barra Mansa.
Com o adiamento do prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas ganharam um pouco mais de tempo para preencher com calma a documentação. E vale muito recorrer a especialistas. Nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, no Sul Fluminense, firmou parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), através da coordenação do curso de Ciências Contábeis, para oferecer auxílio na entrega da declaração do Imposto de Renda.
O objetivo da iniciativa é ajudar microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas com rendimento anual até R$ 40 mil a preencher suas declarações. O acordo foi estabelecido durante reunião entre o secretário da Pasta, Bruno Paciello; o subsecretário Jair Francisco Gomes; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Rosângela dos Santos; e o diretor da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM), Manoel Duarte.
Atualmente a cidade de Barra Mansa tem mais de 12 mil MEIs cadastrados, além dos milhares de aposentados que têm dificuldade na entrega da declaração. “Esse é um trabalho de responsabilidade social. Estamos sempre buscando soluções para o melhor atendimento aos microempreendedores, que serão diretamente impactados com essa parceria. Além dos deles, temos muitos aposentados com dificuldade técnica para realizarem a declaração, que é um serviço custoso. Então, a Prefeitura, identificando esses nichos, está estabelecendo essa parceria junto com o UBM para auxiliar esses públicos”, destacou Bruno Paciello.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis ressalta que os atendimentos ocorrerão três vezes na semana: às terças-feiras, das 13h às 17h; e às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h. “Nossos alunos vão oferecer, de forma totalmente gratuita, o trabalho para a entrega do imposto dos contribuintes com renda anual até R$ 40 mil, principalmente MEIs e aposentados. Eles foram treinados e capacitados pela equipe do NACF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), mas farão todo o trabalho sob supervisão de professores. O atendimento é feito na sala 305 e não há necessidade de agendamento”, explicou Rosangela.
O diretor da Aciap-BM, Manoel Duarte, destacou a importância de não deixar para declarar o imposto na última hora. “Os contribuintes não podem deixar para os últimos dias. Essa parceria veio para beneficiar todos e as pessoas devem aproveitar essa oportunidade”, finalizou.
O Lecadô já está em clima de Carnaval. Em 2026, a marca carioca de doces…
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o…
Por Nelson Lopes Não são só os bolsonaristas que estão de olho no mandato-tampão para…
Quem vai pegar a estrada para aproveitar o Carnaval na Região dos Lagos do Rio…
A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, realizou, nesta quinta-feira (5), uma…
O carnaval chegando e eu sempre lembrando de Ataulfo Alves, um dos pilares do samba,…