O Espaço Oficina São João Marcos, uma iniciativa do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, está com inscrições abertas para novas turmas das Oficinas Arte e Memória. Localizado no Centro de Rio Claro, cidade do Sul Fluminense, o espaço oferece aulas semanais gratuitas de teatro e estêncil, ministradas por profissionais renomados na área. A atriz e arte-educadora Thays Santos conduz as aulas de teatro, enquanto Mariane Alves, artista-residente, é responsável pelas oficinas de estêncil.
As atividades têm como objetivo proporcionar um ambiente onde jovens e crianças possam refletir sobre a importância da história e da memória de forma lúdica e participativa. Segundo Zeca Barros, gestor-executivo do Parque, “o desafio é transformar nossa memória em expressões artísticas que estimulem a reflexão sobre nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e representativa”.
O Espaço Oficina São João Marcos, decorado com um mural criado pela artista Mariane Alves, utiliza a técnica de estêncil para inspirar os participantes. O mural combina imagens históricas da antiga cidade de São João Marcos com o Parque, criando uma obra que conecta passado e presente de maneira vibrante e colorida.
As oficinas já começaram a ser realizadas com estudantes do Colégio Estadual Fagundes Varela, que participam de atividades sensoriais, jogos de improviso e interpretação, culminando em uma encenação final sobre a história de São João Marcos. “A ideia é começar com teoria e, em seguida, mergulhar na prática, culminando na criação de um mural coletivo”, explica Mariane Alves.
As inscrições para as próximas turmas estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser realizadas em três locais: Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal, Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, e no próprio Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.
Espaço Oficina São João Marcos
Av. João Baptista Portugal, 244 – Centro – Rio Claro (RJ)
Teatro, com Thays Santos
De 03/09 a 22/10 (às terças-feiras)
Tarde: das 14h às 16h
Noite: das 19h às 21h
Estêncil, com Mariane Alves
De 04/09 a 23/10 (às quartas-feiras)
Tarde: das 14h às 16h
Noite: das 19h às 21h
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…