A população de Mendes, no Sul Fluminense, vive a expectativa da inauguração de dois grandes projetos concretizados em parceria entre o Governo do Estado do Rio e a prefeitura municipal. O governador Cláudio Castro esteve na cidade para anunciar as obras de construção do Parque Linear e a inauguração de um hospital.
Cláudio Castro destacou a importância das parcerias do Governo do Estado com as prefeituras para ampliar os serviços públicos nos municípios e garantir mais qualidade de vida para a população. “Não tem como estar aqui hoje e não olhar para trás. Nos últimos vinte meses, avançamos muito. Penso que o grande legado que podemos deixar é que sozinho não fazemos nada. Aqui, em Mendes, estamos iniciando a construção do Parque Linear”.
A proposta do Parque Linear é oferecer aos moradores de Mendes um espaço com áreas de lazer, entretenimento e práticas de atividades físicas. Com a urbanização do Parque, que compreende um trecho de 400 metros do rio Sacra Família e área aproximada de quatro metros quadrados, a prefeitura pretende ocupar a área de Faixa Marginal de Proteção, mitigando a ocupação irregular e promovendo a qualidade de vida da população. A previsão da duração da obra orçada em R$ 4,4 milhões é de 10 meses.
Para a moradora do bairro onde será construído o Parque Linear, Diane Felicia, 44 anos, a obra vai trazer mais lazer para a população e incentivar o turismo na cidade. “Estou radiante, pois é uma obra que está mexendo com a nossa autoestima. Vamos ter mais opções de lazer, teremos mais eventos aqui e sem contar que vamos ter mais atrativos para o turista. O nosso hino já diz que somos acolhedores e os visitantes vão conhecer mais o nosso lado hospitaleiro”, pontou a moradora.
O secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito, destacou que o equipamento público vai garantir mais convívio dos moradores de Mendes com a natureza.
Mais especialidades médicas em Mendes
“Estamos iniciando essa obra da urbanização do Sacra Família, que é um corpo hídrico importante para a região e o seu entorno. Essa urbanização de quatro mil metros quadrados vai gerar uma área de convivência com a natureza e prática esportiva para toda a população”, afirmou o secretário.
Já o novo hospital anunciado será construído na rodovia RJ-127, no km 30. Com investimento de R$ 19,8 milhões do Governo do Estado do Rio, o futuro complexo hospitalar tem uma área de construção de 6 mil metros quadrados. O projeto prevê ainda a criação de uma maternidade.
Ao todo, serão construídos 72 leitos, sendo 10 de UTI, 20 de emergência e suporte neonatal, quatro leitos de maternidade, quatro leitos de enfermaria pediátrica, dois leitos para atendimento à mulher grávida ou puérpera, seis leitos cirúrgicos e 26 leitos de enfermaria. A unidade oferecerá cirurgias de médio porte, além de especialidades que hoje não são encontradas no município, gerando assim, futuramente, uma redução de gastos aos cofres públicos.
“Ver um projeto como esse e saber que voltaremos a ter crianças nascendo no município, é de extrema alegria. Eu, nascido e criado nessa cidade, sei o quanto a população espera e sonha com esse momento”, destacou o prefeito de Mendes, Jorge Henrique.