Todo inverno é a mesma mudança na rotina do carioca. Ao mesmo tempo que os casacos saem dos armários a cervejinha de sábado à noite é substituída pelo vinho. E nada melhor do que um caprichado fondue para esquentar.
Com tantas opções pela cidade, os restaurantes buscam inovar para conquistar a clientela. É o caso da American Cookies Brasil, que criou o FondueCookie, que serve duas pessoas. A novidade é servida em um bowl de massa de cookie amanteigado e trufado com chocolate meio amargo. É isso mesmo. A panelinha é totalmente comestível, e recheado com 200 ml de ganache de chocolate ao leite.
A casa oferece ainda vários acompanhamentos para esta delícia, como marshmallow tostados, mini cookies e uvas. O FundueCookie está disponível até agosto (ou enquanto durarem os estoques) no quiosque da Barra e pelo delivery.
Em 2020, em plena pandemia de Covid-19, o botequim Labuta Bar abriu suas portas para fazer história no Centro do Rio. No comando, o chef Lucio Vieira (do Lilia e Lilia Café, no CCBB). Dois anos depois, casa é considerada uma das melhores aquisições recentes no Centro do Rio. E já deu fruto: O Labuta Mar.
O sucesso do Labuta Bar proporcionou a abertura de sua primeira filial, que fica em Copacabana. A casa segue a mais forte tendência da petiscaria nos últimos anos: frutos do mar. E por isso foi batizada como Labuta Mar.
A cozinha do bar que fica onde funcionava o Assis Gourmet, com bar interno e mesas na calçada, pe comandada pela chef Flávia Úrsula, com passagens pelo Zazá Bistrô e pelos restaurantes Dui e Clandestino, da chef Bel Coelho, em São Paulo.
Ela recomenda petiscos como a cavalinha , o crudo de peixe com óleo de pimenta, picles de erva doce e cebolinha, sardinha frita com romesco e ostras com limão galego, cebola roxa e coentro, entre outros. Para beber, mate da casa (R$6), refrigerantes, cervejas e vinhos.
O Kimura Restaurante, que tem duas casas físicas e seis pontos de delivery espalhados pelo Rio de janeiro, aposta em uma premium seleção de pelas maçaricadas para aquecer o paladar da clientela. As criações são aquecidas na hora do serviço, o que oferece um efeito crispy aos insumos.
A coluna destaca o Jyo de Camarão, sushi especial envolto por salmão maçaricado e coberto por cream cheese e camarão empanado e picado ao molho teriyaki com cebolinha. Outra aposta é a Pipoca Roll de salmão, maçaricados com envolto de salmão, com topo de tempurá de camarão, cream cheese e geleia de pimenta.
É claro que as peças estão disponíveis no delivery, mas a coluna alerta que se tratando de peças maçaricadas não tem experiência melhor do que saborear no salão, na hora do preparo.
O carioca, com sua característica simpatia ao mix de inspirações gastronômicas de Norte a Sul do país, sempre rendeu paixão à culinária nordestina. Esse é um dos pontos que ajudam a explicar o sucesso do restaurante Encontro Nordestino, que atraiu uma legião de fãs em Caxias, Guadalupe e Cabo Frio e agora chega à Zona Sul do Rio.
A nova casa de 200m² fica na Avenida Atlântica, em Copacabana. No interior, decoração inspirada em elementos do sertão, com pratos regionais à mesa e forro pé de serra ao fundo, características tradicionais da rede.
Além de preparos típicos, como baião de dois e carne de sol na nata, o Encontro Nordestino ainda conta com uma agenda animada, com direito a show ao vivo todos os dias à noite, com uma banda convidada diferente a cada dia. Para os petiscos, vale pedir o Pastel de Rabada e o Pastel de Rabada com Catupiry.
A Cachaça Tellura, produzida em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, continua a levar o nome dos alambiques fluminenses para o exterior. A cachaça ganhou o prêmio ‘Revelação Spirits Selection’ e a grande medalha de ouro do concurso Mundial de Bruxelas 2022, na Bélgica, que contou com mais de 2 mil inscrições de 60 países.
A Cachaça Tellura foi premiada com o rótulo Tellura Amburana, armazenado por 3 anos em tonéis de Amburana e Jequitibá. A competição aconteceu de 20 a 24 de junho e este ano mais de 2 mil inscrições de 60 países receberam as avaliações, feitas por um painel internacional com 120 especialistas – representando 34 nacionalidades.
O concurso é um indicador das últimas tendências mundiais no mercado de bebidas destiladas e o troféu revelação é particularmente representativo. Este ano, apenas doze produtos foram selecionados (https://results.spiritsselection.com/fr/resultats) entre as revelações mundiais, e além da Tellura, a cachaça Middas, do interior de São Paulo, também representou o Brasil nessa categoria.
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