Região de Tanguá ganha selo de indicação geográfica por produção de laranjas

A Região de Tanguá, que engloba os municípios de Tanguá, Rio Bonito, e Itaboraí, no Leste Fluminense, e Araruama, na Região dos Lagos, recebeu o selo de indicação geográfica pela produção de suas laranjas. Isso significa que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a qualidade da fruta e do cultivo. Oficialmente agora são chamadas de “Laranjas da Região de Tanguá”.

O processo de reconhecimento que contempla os tipos seleta, natal folha murcha e natal comum, seguiu acompanhado de documento que destaca a qualidade da fruta, evidenciando suas características físicas e sensoriais, maior doçura e suculência, e que recebem influência direta dos conhecimentos dos agricultores da região.

Com o reconhecimento da indicação geográfica, Tanguá, que recentemente recebeu o título de Capital Estadual da Laranja, espera aumentar o escoamento de sua produção e alcançar novos mercados, junto com os demais agraciados. O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, comemorou a conquista e se mostrou entusiasmado com a referência da fruta local.

Laranjas de Tanguá referência nacional

“É com grande alegria que recebemos essa notícia. Sabemos o quanto o selo de indicação geográfica pode contribuir para a valorização da nossa produção e do trabalho do agricultor tanguaense. Agora iniciaremos o planejamento para que possamos potencializar esse reconhecimento da nossa laranja e, quem sabe, consolidarmos Tanguá como referência nacional na produção de frutas cítricas”, disse Rodrigo, em entrevista para o site da prefeitura. 

Rodrigo ressaltou, ainda, que todo o trabalho envolveu instituições de renome, como a Associação dos Citricultores e Produtores Rurais de Tanguá (ACIPTA), que apoiaram a construção de toda a documentação exigida pelo INPI e estas mesmas estarão em conjunto com a prefeitura de Tanguá e os demais municípios atuando de maneira ordenada para potencializar todas as chances de colocação diferenciada das laranjas reconhecidas como indicação geográfica.

Posts Recentes

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

25 minutos atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

40 minutos atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

52 minutos atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

22 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

23 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

23 horas atrás