Região de Tanguá ganha selo de indicação geográfica por produção de laranjas

A Região de Tanguá, que engloba os municípios de Tanguá, Rio Bonito, e Itaboraí, no Leste Fluminense, e Araruama, na Região dos Lagos, recebeu o selo de indicação geográfica pela produção de suas laranjas. Isso significa que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a qualidade da fruta e do cultivo. Oficialmente agora são chamadas de “Laranjas da Região de Tanguá”.

O processo de reconhecimento que contempla os tipos seleta, natal folha murcha e natal comum, seguiu acompanhado de documento que destaca a qualidade da fruta, evidenciando suas características físicas e sensoriais, maior doçura e suculência, e que recebem influência direta dos conhecimentos dos agricultores da região.

Com o reconhecimento da indicação geográfica, Tanguá, que recentemente recebeu o título de Capital Estadual da Laranja, espera aumentar o escoamento de sua produção e alcançar novos mercados, junto com os demais agraciados. O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, comemorou a conquista e se mostrou entusiasmado com a referência da fruta local.

Laranjas de Tanguá referência nacional

“É com grande alegria que recebemos essa notícia. Sabemos o quanto o selo de indicação geográfica pode contribuir para a valorização da nossa produção e do trabalho do agricultor tanguaense. Agora iniciaremos o planejamento para que possamos potencializar esse reconhecimento da nossa laranja e, quem sabe, consolidarmos Tanguá como referência nacional na produção de frutas cítricas”, disse Rodrigo, em entrevista para o site da prefeitura. 

Rodrigo ressaltou, ainda, que todo o trabalho envolveu instituições de renome, como a Associação dos Citricultores e Produtores Rurais de Tanguá (ACIPTA), que apoiaram a construção de toda a documentação exigida pelo INPI e estas mesmas estarão em conjunto com a prefeitura de Tanguá e os demais municípios atuando de maneira ordenada para potencializar todas as chances de colocação diferenciada das laranjas reconhecidas como indicação geográfica.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

8 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

8 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

11 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

13 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás