Região Serrana

Teresópolis renovará termo de transporte escolar até dia 31

O município de Teresópolis, na Região Serrana, deu prazo até o dia 31 de janeiro para que os motoristas que transportam estudantes providenciem a renovação semestral obrigatória do Termo de Autorização do Serviço de Transporte Escolar, também chamado alvará de funcionamento.

A vistoria das vans escolares será realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. As medidas atendem tanto o Código de Trânsito Brasileiro como a Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta a atividade em Teresópolis.

“Os condutores de veículos escolares cadastrados devem estar atentos, pois só estará autorizado a transportar estudantes quem tiver o alvará renovado e a van liberada após a vistoria. Quem não cumprir essas determinações ficará sujeito a multa e poderá ter o veículo recolhido, como prevê a legislação. São medidas obrigatórias e necessárias para garantir um serviço seguro para os alunos”, explica o secretário de Segurança Pública, Marco Antonio da Luz.

Processo de renovação em Teresópolis

De acordo com a prefeitura, o pedido de renovação semestral é feito através da abertura de processo administrativo online, no protocolo geral da Prefeitura, com atendimento de segunda a sexta, das 12h às 17h.

Os documentos necessários são os seguintes: Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Cópia de aferição de tacógrafo na validade; Cópia do Seguro APP (passageiros); Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Cópia da Certidão negativa de processos criminais expedida pelo Poder Judiciário; Extrato de pontuação da CNH; Cópia do ISS; Último alvará; Curso para condução de escolares (caso não conste na CNH); Laudo de manutenção preventiva do veículo.

Após a abertura da solicitação do processo administrativo, o documento será encaminhado pelo Protocolo para análise da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego, que verificará a documentação necessária para a expedição do documento requerido.

Caso falte algum documento ou algum deles esteja vencido, o processo retornará ao setor de Protocolo, para que o requerente tenha ciência do ocorrido e providencie a documentação atualizada. Após análise ou reanálise do processo, e constatado que o mesmo contém todas as documentações exigidas, o pedido do requerente será deferido.

Somente depois que o pedido for deferido é que o veículo poderá passar pela vistoria obrigatória dos fiscais da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego. Após essa etapa, os condutores das vans escolares consideradas aptas receberão o cartão de autorização contendo os dados do condutor autorizado, da van escolar e de seus auxiliares.

Mais informamções na Coordenadoria de Engenharia de Tráfego, que fica no Centro Administrativo Municipal localizado na Av. Lúcio Meira, 375, sala 215 (prédio do antigo Fórum), na Várzea, e o e-mail de contato é cet@teresopolis.rj.gov.br.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Locação Summit by Secovi Rio reúne mais de 500 participantes no Museu do Amanhã

No dia 1º de setembro, a edição de 2025 do Locação Summit by Secovi Rio…

9 horas atrás

Social + Perto comemora 3 anos com edição especial em Campos

A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, promove…

10 horas atrás

Fórum em Teresópolis marca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, recebe, no dia 26 de setembro, o Fórum…

11 horas atrás

Leblon terá ação no Dia Mundial da Limpeza

A Praia do Leblon, na Zona Sul da capital, será palco de uma ação de…

11 horas atrás

Caminhão da Saúde de Maricá atende em Bambuí neste sábado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20/09), das…

1 dia atrás

Seminário Internacional Gráfico debate futuro do livro no Rio

Como parte da programação oficial do "Rio – Capital Mundial do Livro", a Firjan realiza,…

1 dia atrás