O projeto ‘Quarta às 10h’, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, debate nesta semana a preservação do primata Sagui-da-serra-escuro, o Callithrx aurita, que está na lista das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.
O registro da presença do primata em área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana, e as ações de preservação da espécie, levando em conta a indicação de áreas adequadas para sua conservação, serão tema de palestra virtual do projeto.
O assunto será abordado por dois biólogos e pesquisadores. Vitor Guniel Cunha, atual chefe do Parque Municipal, é Mestre em biodiversidade em unidades de conservação pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em desenvolvimento territorial pela UERJ.
Rodrigo Salles de Carvalho tem Doutorado em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da UERJ, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e é diretor-presidente da ONG Programa de Educação Ambiental, sediada em Juiz de Fora/MG. Recentemente, foi convidado para ser membro do Comitê de Especialistas de Espécies do Grupo de Conservação de Primatas da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Com mediação da bióloga Beatriz TJader, a palestra virtual será nesta quarta-feira, 27/07, às 10h, com transmissão pelo Canal do Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=VS6qVxD-uM0.
Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto ‘Quarta às 10h’ faz parte da Sala Verde que te Quero Verde, espaço virtual e físico destinado à educação ambiental com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre preservação do meio ambiente.