A população de Teresópolis, na Região Serrana, já podem solicitar corridas de táxi pelo celular. Após assinar um Termo de Cooperação com o município do Rio, a prefeitura municipal importou a tecnologia do aplicativo Táxi.Rio Cidades, um velho conhecido dos cariocas. Por meio da plataforma, que tem desenvolvimento e gestão totalmente governamentais, os passageiros podem pedir corridas com até 40% de desconto.
O Taxi.Rio Cidades é uma plataforma de intermediação de corridas desenvolvida pela Prefeitura do Rio para oferecer uma alternativa à categoria frente ao crescimento de plataformas como Uber e 99 no Brasil. Dados do município do Rio mostram que, apenas na capital fluminense, são realizadas aproximadamente 1 milhão de corridas mensais pelo app.
Em Teresópolis, noventa taxistas que atuam na cidade já se cadastraram na Prefeitura para uso da tecnologia, que pode ser acessada via smartphones, a qualquer hora do dia. O app está disponível para Android e iOS. Taxistas interessados podem fazer seu cadastro pelo site da prefeitura (teresopolis.rj.gov.br/taxirio).
Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a aderir ao aplicativo para táxis do Rio de Janeiro. O Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos, autor da moção que indicou a implementação do aplicativo no município, assinaram, em março, o convênio de adesão.
“Abraçamos a iniciativa e as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública atuaram para a vinda dessa ferramenta para o nosso município, beneficiando taxistas e passageiros. É uma grande vitória de Teresópolis no segmento do transporte”, enfatizou, na ocasião, o Prefeito Vinicius Claussen.
Ex-secretário municipal de Fazenda e Planejamento da cidade do Rio, o deputado federal Pedro Paulo Carvalho (PSD-RJ), responsável pelo projeto de expansão da tecnologia, destaca que, além de Teresópolis, outras sete cidades já importaram a ferramenta.
“O Taxi.Rio atua nas falhas de mercado, geradas pelos apps de transporte que sufocam os motoristas com taxas exorbitantes, não pagam impostos para os municípios e dificultam o desenho de uma política de transportes. O Taxi.Rio é uma alternativa real para os taxistas e passageiros, por isso seu sucesso no Rio e agora em outras cidades”, afirmou.
Um dos benefícios para o taxista é a ausência de cobrança de taxa para utilização do serviço. Segundo a Prefeitura do Rio, as plataformas de transporte por aplicativo cobram uma taxa de cerca de 30% sobre cada valor das corridas.
Para o passageiro, as vantagens são a cobrança de um preço fixo, ancorado na tarifa praticada pelo município, transparente e com previsibilidade. Além disso, a promessa de oferecer maior segurança, uma vez que o táxi é um meio de transporte homologado.
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…
A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, promove neste sábado (23) uma programação especial para…
A 14ª edição do Encontro de Motociclistas Sobreviventes do Apocalipse, acontece neste final de semana,…
A cerimônia de início das obras de duplicação da BR 493, a Magé-Manilha, na Baixada…
A Secretaria de Lazer e do Esporte de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou as…
Os 54 anos do Planetário da capital fluminense serão comemorados em grande estilo nos dias…