Aplicativo Taxi.Rio Cidades sobe a serra e desembarca em Teresópolis

A população de Teresópolis, na Região Serrana, já podem solicitar corridas de táxi pelo celular. Após assinar um Termo de Cooperação com o município do Rio, a prefeitura municipal importou a tecnologia do aplicativo Táxi.Rio Cidades, um velho conhecido dos cariocas. Por meio da plataforma, que tem desenvolvimento e gestão totalmente governamentais, os passageiros podem pedir corridas com até 40% de desconto.

O Taxi.Rio Cidades é uma plataforma de intermediação de corridas desenvolvida pela Prefeitura do Rio para oferecer uma alternativa à categoria frente ao crescimento de plataformas como Uber e 99 no Brasil. Dados do município do Rio mostram que, apenas na capital fluminense, são realizadas aproximadamente 1 milhão de corridas mensais pelo app.

Taxi.Rio em Teresópolis

Em Teresópolis, noventa taxistas que atuam na cidade já se cadastraram na Prefeitura para uso da tecnologia, que pode ser acessada via smartphones, a qualquer hora do dia. O app está disponível para Android e iOS. Taxistas interessados podem fazer seu cadastro pelo site da prefeitura (teresopolis.rj.gov.br/taxirio).

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a aderir ao aplicativo para táxis do Rio de Janeiro. O Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos, autor da moção que indicou a implementação do aplicativo no município, assinaram, em março, o convênio de adesão.

“Abraçamos a iniciativa e as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública atuaram para a vinda dessa ferramenta para o nosso município, beneficiando taxistas e passageiros. É uma grande vitória de Teresópolis no segmento do transporte”, enfatizou, na ocasião, o Prefeito Vinicius Claussen.

Ex-secretário municipal de Fazenda e Planejamento da cidade do Rio, o deputado federal Pedro Paulo Carvalho (PSD-RJ), responsável pelo projeto de expansão da tecnologia, destaca que, além de Teresópolis, outras sete cidades já importaram a ferramenta.

“O Taxi.Rio atua nas falhas de mercado, geradas pelos apps de transporte que sufocam os motoristas com taxas exorbitantes, não pagam impostos para os municípios e dificultam o desenho de uma política de transportes. O Taxi.Rio é uma alternativa real para os taxistas e passageiros, por isso seu sucesso no Rio e agora em outras cidades”, afirmou.  

Taxista não paga taxa para utilizar o Taxi.Rio

Um dos benefícios para o taxista é a ausência de cobrança de taxa para utilização do serviço. Segundo a Prefeitura do Rio, as plataformas de transporte por aplicativo cobram uma taxa de cerca de 30% sobre cada valor das corridas.

Para o passageiro, as vantagens são a cobrança de um preço fixo, ancorado na tarifa praticada pelo município,  transparente e com previsibilidade. Além disso, a promessa de oferecer maior segurança, uma vez que o táxi é um meio de transporte homologado.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

16 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

24 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

24 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

1 dia atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás