Leste Fluminense

Linha 3 do metrô entra em fase de estudos

A tão esperada Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói e São Gonçalo, no Leste Fluminense, ao município do Rio, pode enfim sair do papel. O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial, o edital de licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário da Linha 3.

O chamamento público está marcado para o dia 19 de dezembro e prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois trechos: Praça XV x Araribóia x Alcântara, além do Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM).

O prazo de execução dos serviços de implementação da Linha 3 será de 12 meses. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda. Segundo o Governo do Estado, a ligação entre Praça XV x Araribóia é uma extensão estratégica e necessária entre a capital e o centro de Niterói.

Linha 3 e o impacto na região

Já a ligação Araribóia x Alcântara (Linha 3), em São Gonçalo, seria um instrumento de requalificação e desenvolvimento que levaria grandes benefícios para a região, especialmente para o setor imobiliário e no trânsito, melhorando o fluxo de veículos que trafegam diariamente entre as três cidades.

O plano também defende o prolongamento da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes. Hoje a linha vai até o Jardim Oceânico, no início da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A ideia é ampliar até o Recreio, passando pelo Alvorada, terminal de conexão de ônibus na região.

O Governo salienta que a extensão até o Recreio leva em conta o aumento histórico da densidade do bairro e a projeção de crescimento para os próximos anos, sendo necessário o atendimento à população por meio da rede metroviária.

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

9 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

13 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

14 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

16 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

16 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

1 dia atrás