Leste Fluminense

Linha 3 do metrô entra em fase de estudos

A tão esperada Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói e São Gonçalo, no Leste Fluminense, ao município do Rio, pode enfim sair do papel. O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial, o edital de licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário da Linha 3.

O chamamento público está marcado para o dia 19 de dezembro e prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois trechos: Praça XV x Araribóia x Alcântara, além do Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM).

O prazo de execução dos serviços de implementação da Linha 3 será de 12 meses. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda. Segundo o Governo do Estado, a ligação entre Praça XV x Araribóia é uma extensão estratégica e necessária entre a capital e o centro de Niterói.

Linha 3 e o impacto na região

Já a ligação Araribóia x Alcântara (Linha 3), em São Gonçalo, seria um instrumento de requalificação e desenvolvimento que levaria grandes benefícios para a região, especialmente para o setor imobiliário e no trânsito, melhorando o fluxo de veículos que trafegam diariamente entre as três cidades.

O plano também defende o prolongamento da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes. Hoje a linha vai até o Jardim Oceânico, no início da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A ideia é ampliar até o Recreio, passando pelo Alvorada, terminal de conexão de ônibus na região.

O Governo salienta que a extensão até o Recreio leva em conta o aumento histórico da densidade do bairro e a projeção de crescimento para os próximos anos, sendo necessário o atendimento à população por meio da rede metroviária.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás