A partir desta quinta-feira (18), às 14h, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá expor projetos de implementação do MagLev-Cobra, trem de levitação magnética desenvolvido pela Coppe, instituto de engenharia ligado à universidade. A exposição exibirá as três propostas que venceram o concurso Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ, que avaliou ideias sobre a implantação do veículo.
A exposição, que ocupará o térreo do Edifício Jorge Machado Moreira, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Ilha do Fundão, na capital, até o dia 13 de setembro, de 9h às 15h, será aberta ao público. Os visitantes poderão conferir os três melhores projetos, que consistiram na elaboração de estações e trajetos para o veículo, totalmente moderno e sustentável.
O Maglev Cobra é um veículo de levitação magnética em desenvolvimento no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup). De acordo com a UFRJ, seu objetivo é “revolucionar o transporte coletivo com alta tecnologia, energia eficiente, não poluente e de custo acessível para os grandes centros urbanos.
Os autores do projeto do trem de levitação magnética:
1º Lugar – Caminhos Sustentáveis
Integrantes – Matheus Pimentel Tinoco (coordenador da equipe); Ana Clara Guerra Pinto; Carolina Gaspar Vereza; Gabriel Nakalski Farias; Ingrid Silva de Souza; Izabela de Souza Moura; Larissa de Mendonça Lira; Suzana Dias de Sá Fernandez e Vinicius Marques Augusto.
2º lugar – POLUs
Integrantes – João Victor Teixeira Fraga (coordenador); Bruna Duarte Nascimento de Oliveira; Jade Cerejo Ribeiro; Kellyson Felipe do Nascimento Lima; Leonardo Barbosa Martins; Miguel Nogueira da Motta; Patrick Rosario Santos e Victoria Donald Motta.
3º lugar – Integração e Sustentabilidade
Integrantes – Lila Monteiro Gimenes (coordenadora); Anna Beatriz Bezerra Flores; Bianca Barbosa Lustosa Lima; Bianca Teixeira Rocha; Bruna Mayhara de Melo Fagundes; Clarissa Souza Fagundes Mesquita; Felipe Henriques Monzatto de Mattos; Letícia de Souza Santiago; Marianna de Assis Palmeira Baptista e Pâmela Nogueira de Lima Silva