A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio aproveitaram a Abav Expo, que acontece no Riocentro, na capital fluminense, até esta sexta-feira (29), para promover o artesanato e produtores rurais no espaço “Vivências do Rio”.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, presente na Abav Expo, o “Vivências do Rio”, que promove as 12 regiões turísticas do estado, é uma extensão dos programas de Turismo Rural e do Artesanato. A Setur-RJ e a TurisRio desenvolvem os programas, o primeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura.
“Promover os atrativos do turismo rural é valorizar a produção associada. Nós lançamos os guias do Turismo Rural de algumas regiões turísticas do Rio. Durante a Expo Rio, que vai acontecer no Lagoon, entre 19 e 22 de outubro, vamos apresentar os guias de todas as regiões. Já a produção artesanal do estado agrega identidade a cada município e é mais uma ferramenta de contribuição ao mercado turístico”, disse Tutuca.
A Rota Cervejeira RJ, que reúne cerca de 30 cervejarias artesanais na Serra Verde Imperial, integra o espaço na Abav Expo. Lá alguns de seus rótulos são promovidos e comercializados, com a oportunidade de visita so local de fabricação e experiência do processo produtivo da bebida.
Produtora rural há mais de 20 anos, Samie Santos Seabra Lopes produz goiabas, doces e derivados, no município de Italva, na região turística Águas do Noroeste e relata a alegria em participar da Abav Expo.
“Fico entusiasmada. Estar em um evento como esse, significa um grande avanço, pois é uma oportunidade de expandir e divulgar nossos produtos para outras empresas e turistas de diversas partes do Brasil e do exterior”, disse Samie.
Para a artesã Antônia de Pádua mostrar o artesanato regional é fundamental para a valorização dos artífices, que agregam valor e identidade cultural a um município por meio das suas peças.
“Hoje represento a minha cidade São João de Meriti, na Baixada Verde, e trago um pouquinho do meu trabalho, levando um pouquinho mais de brilho a um evento tão importante como esse. Para nós, artesãos, é uma super oportunidade de mostrar o artesanato regional para o Brasil e o mundo”, ressalta Antônia.
De acordo com Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a atual tendência do mercado é o turismo de experiência.
“Não se pode mais pensar em ser um produto turístico sem oferecer experiências. O turista atual busca isso: experiências. O espaço “Vivências do Rio”, quer oportunizar exatamente isso”, concluiu Sergio Ricardo.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…