Turismo

Abav Expo destaca artesanato e Turismo Rural

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio aproveitaram a Abav Expo, que acontece no Riocentro, na capital fluminense, até esta sexta-feira (29), para promover o artesanato e produtores rurais no espaço “Vivências do Rio”.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, presente na Abav Expo, o “Vivências do Rio”, que promove as 12 regiões turísticas do estado, é uma extensão dos programas de Turismo Rural e do Artesanato. A Setur-RJ e a TurisRio desenvolvem os programas, o primeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura.

“Promover os atrativos do turismo rural é valorizar a produção associada. Nós lançamos os guias do Turismo Rural de algumas regiões turísticas do Rio. Durante a Expo Rio, que vai acontecer no Lagoon, entre 19 e 22 de outubro, vamos apresentar os guias de todas as regiões. Já a produção artesanal do estado agrega identidade a cada município e é mais uma ferramenta de contribuição ao mercado turístico”, disse Tutuca.

Rota Cervejeira na Abav Expo

A Rota Cervejeira RJ, que reúne cerca de 30 cervejarias artesanais na Serra Verde Imperial, integra o espaço na Abav Expo. Lá alguns de seus rótulos são promovidos e comercializados, com a oportunidade de visita so local de fabricação e experiência do processo produtivo da bebida.

Produtora rural há mais de 20 anos, Samie Santos Seabra Lopes produz goiabas, doces e derivados, no município de Italva, na região turística Águas do Noroeste e relata a alegria em participar da Abav Expo.  

“Fico entusiasmada. Estar em um evento como esse, significa um grande avanço, pois é uma oportunidade de expandir e divulgar nossos produtos para outras empresas e turistas de diversas partes do Brasil e do exterior”, disse Samie.

Para a artesã Antônia de Pádua mostrar o artesanato regional é fundamental para a valorização dos artífices, que agregam valor e identidade cultural a um município por meio das suas peças.

“Hoje represento a minha cidade São João de Meriti, na Baixada Verde, e trago um pouquinho do meu trabalho, levando um pouquinho mais de brilho a um evento tão importante como esse. Para nós, artesãos, é uma super oportunidade de mostrar o artesanato regional para o Brasil e o mundo”, ressalta Antônia.

De acordo com Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a atual tendência do mercado é o turismo de experiência.

“Não se pode mais pensar em ser um produto turístico sem oferecer experiências. O turista atual busca isso:  experiências.  O espaço “Vivências do Rio”, quer oportunizar exatamente isso”, concluiu Sergio Ricardo.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

9 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

9 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

11 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

11 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás