Cultura & Lazer
Turismo

Alta temporada de inverno na Serra: Veja 5 opções de hospedagem para curtir o frio

Férias de julho e inverno esquentam a procura por hotéis na Serra, que se preparam para receber todo tipo de hóspede. Confira a lista do Conexão.

Compartilhe:
29 de junho de 2022
Alta temporada de inverno na Serra: Veja 5 opções de hospedagem para curtir o frio
Pousada Maua Brasil, em Visconde de Mauá é opção para o inverno. Crédito: Divulgação

Chega o mês de julho e, com ele, as férias escolares e a alta temporada na Serra, para curtir o inverno. Só de lembrar, a mente já se transporta para lareiras acesas, sopas e caldos, um bom vinho tinto, e um cobertor de lã  no aconchego dos hotéis mais charmosos da região. Para quem tem filhos, não podem faltar as opções de lazer para crianças, claro. 

O Conexão elaborou uma lista de hospedagens da Associação Roteiros de Charme, que reúne os melhores hotéis segundo critérios como conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental. São diferentes possibilidades para ajudar você a escolher o próximo destino de sua família, do casal, do grupo de amigos… Seja qual for a condição, o importante é unir o útil ao agradável e aproveitar as baixas temperaturas do inverno! Confira abaixo.

Os cantinhos do inverno

Mauá Brasil – Visconde de Mauá (https://mauabrasil.com.br/
Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.100 m de altitude, a Mauá Brasil é uma excelente escolha para o casal que deseja ficar isolado, curtindo junto o frio característico de Visconde de Mauá, ainda mais gostoso no inverno.

Cercada por 400 mil metros de área verde, a pousada possui 15 chalés exclusivos, além de piscina, sauna, sala de massagem, academia, bar, restaurante, ofurô na área comum e deck com espreguiçadeiras. Na gastronomia, o diferencial são azeitonas das variedades arbequina, koroneike e grappolo, extraídas de árvores de origem europeia existentes na pousada. O restaurante, batizado de Vila Oliva, também abre para não hóspedes.

Hotel Solar do Império – Petrópolis (https://solardoimperio.com.br/
Restaurar um casarão de 1875 na cidade imperial de Petrópolis e oferecer uma hotelaria de requinte e conforto na região serrana. Esse é o projeto de vida do casal Roberto Pinheiro e Jane Assis, para o qual têm se dedicado desde 2005. Foi neste ano que iniciaram, com o arquiteto Gustavo Cotrim, o restauro do lindo casarão onde já se hospedaram a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. 

O Hotel Solar do Império possui 24 suítes equipadas com cama king size, TV LCD, DVD, ar quente e frio, frigobar com produtos regionais e que também pode ser customizado pelo hóspede, internet banda larga e wireless. Em sua área de lazer, o Hotel oferece SPA com piscina clorada e ao ar livre, piscina aquecida e coberta, saunas seca e a vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de fitness e salas de massagem.

Le Canton – Teresópolis – RJ (https://lecanton.com.br/) Em julho, Le Canton, único hotel da lista que não faz parte da Associação Roteiros de Charme, vai inaugurar mais um brinquedo no Parc Magique, o primeiro parque de diversões coberto funcionando dentro de um resort no país e uma das principais atrações para crianças na região. 

Trata-se de um dragão gigante, no qual os pequenos sobem e escorregam, saindo pela boca. Os hóspedes também terão à disposição mais uma piscina com capacidade para até 200 pessoas. E O Bar Léman, localizado próximo à piscina central, será ampliado e terá quase o dobro da capacidade: saltará de 55 para 103 lugares. 

Além das novidades, em julho a tradicional festa junina continuará a pleno vapor às quartas e sábados. Fogueira, barraquinhas de bebidas, comidas típicas e muita brincadeira esperam os hóspedes, que poderão se vestir a caráter para entrar ainda mais no clima. Um DJ animará o evento ao som de músicas tradicionais. O hotel é um dos mais procurados no inverno.

Parador Lumiar – Nova Friburgo (https://paradorlumiar.com/)Localizado a 160 Km do Rio de Janeiro, na região de Nova Friburgo, o Parador Lumiar é um refúgio para quem procura tranquilidade e conforto no inverno. Seus 13 chalés espalhados por um terreno onde correm rios de águas cristalinas, contam com lareira, cama king size, aquecedor de toalhas (essencial no inverno), frigobar, ar condicionado Q/F, varanda com rede, TV a cabo e DVD. 

Três chalés possuem ainda um ofurô na varanda, que dá um gostinho especial com contraste com as baixas temperaturas do inverno. Entre os atrativos do hotel estão uma piscina de água natural, sauna aromatizada com capim limão, adega de pedras, solarium, massagens relaxantes e terapêuticas, horta orgânica e cavalgadas. O restaurante Cozinha do Parador, comandado pelo premiado Chef Isaías Neries, oferece um menu contemporâneo que valoriza os insumos da horta local.

Rosa dos Ventos – Teresópolis (https://hotelrosadosventos.com.br/)
Por estrada asfaltada, a 130 kms da cidade do Rio de Janeiro, na Mata Atlântica e em plena Serra do Mar, o Rosa dos Ventos perpetua as exigências da mais tradicional hotelaria, procurando transmitir um pouco da cultura, cordialidade e delicadeza da hospitalidade europeia.  

A 1.250 metros de altitude, seu clima ameno oferece uma temperatura média de 7 a 10 graus abaixo da registrada no Rio de Janeiro, o que possibilita aos hóspedes o prazer de se vestirem com conforto e elegância em todas as ocasiões. Imagina que delícia no inverno? Utilizando produtos da fazenda, preserva aspectos fundamentais da cozinha clássica, unindo originalidade e simplicidade caseira de várias partes do mundo.