Ação promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio contou com a participação de influenciadores digitais, apresentando atrativos do segmento, em Macaé. (Foto: Divulgação/PMM)
Na última semana, o programa “Turismo Rural RJ” alcançou novos horizontes com sua terceira etapa, realizada em Macaé, na região turística da Costa do Sol, no Norte Fluminense. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, reuniu influenciadores digitais em um famtour que apresentou as belezas naturais e culturais do turismo rural local.
A ação buscou expandir a visão do público sobre Macaé, tradicionalmente conhecido pelo turismo de negócios e pelas praias, mostrando um lado diverso e autêutico da região. De acordo com Gustavo Tutuca, secretaário de Estado de Turismo, a parceria com influenciadores digitais foi um elemento-chave para alcançar novos públicos. “Estamos inovando na promoção turística do estado ao unir a experiência dos famtours à influência digital. Essa estratégia nos permite atingir um público mais jovem e conectado, que busca experiências autêuticas e personalizadas”, afirmou Tutuca.
Os participantes exploraram o potencial turístico rural de Macaé, passando por diversos pontos dos distritos de Sana e Glicério. No Sana, as atividades incluíram visitas ao Cria Sana Artesãos, que oferece artesanato local, e ao Sítio Monte Alto, especializado em alimentos orgânicos. As influenciadoras também participaram de atividades culturais na Casa da Júlia, além de aventuras como rapel com a equipe do Cria Adventure. No distrito de Glicério, os destaques foram a Cachoeira do Escorrega e a descida de boia cross no Rio São Pedro, organizadas pelo Macaé Adventure.
Influenciadoras como Mariana Emmel (@princesinha_doagro) e Luana Romão (@luvaipraonde) compartilharam suas experiências nas redes sociais, ampliando a visibilidade do programa. “Este é um projeto maravilhoso, que apoia o turismo rural e valoriza pequenos produtores”, publicou Mariana. Luana destacou os desafios e as belezas das atividades: “Viver o boia cross e explorar lugares como a Caverna Sagrada foram experiências únicas para compartilhar com meus seguidores.”
O programa é fruto de uma colaboração entre Setur-RJ, TurisRio, Seappa e municípios locais, e visa diversificar o turismo, gerando mais oportunidades econômicas e sustentáveis para as regiões participantes. Como destacou Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio, “a diversificação do turismo é essencial para atrair diferentes públicos e promover o desenvolvimento das comunidades locais”.
A Prefeitura de Piraí, no Sul Fluminense, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo,…
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Habitação, abriu um novo período…
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (2), em Mesquita, cidade da…
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…