Prefeitura de Teresópolis divulga projeto ‘Vem pra Terê’ na Festuris, em Gramado (RS)

A 34ª Feira Internacional de Turismo (Festuris) aconteceu em Gramado, na Região Serrana do Rio Grande do Sul, de 3 5 de novembro. Com estande instalado junto às 2,7 mil marcas em exposição, no Serra Park, a Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, apresentou aos participantes da maior feira de turismo da América Latina os projetos que já estão em execução na cidade e em planejamento, como a Capital do Montanhismo e do Lúpulo, a Rota Cervejeira e outros atrativos já conhecidos, além dos investimentos para o futuro Condomínio Agro Tech Industrial.

Esta foi considerada a maior de todas as edições da Festuris, em 34 anos de história. O evento registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% na comparação com 2019, e contabilizou 12,5 mil inscritos, em uma área de 24 mil metros quadrados. 

Considerada uma das mais tradicionais feiras do turismo brasileiro, a Festuris é uma oportunidade para a promoção de produtos e iniciativas do turismo nacional e internacional, divulgação de destinos e geração intensa de negócios entre os participantes. A feira é uma das atividades que fazem parte da programação da missão ‘Vem Pra Terê’.

Para este ano, a Festuris reuniu as principais marcas e profissionais da indústria turística, em 4 dias de completa imersão em negócios, networking, conteúdo e experiências. “Teresópolis tem um estande onde apresentaremos todo o processo de transformação da infraestrutura turística que vem acontecendo nos últimos dois anos. Mostraremos os projetos em execução e em planejamento e trabalharemos as marcas de Teresópolis como Capital do Montanhismo e do Lúpulo, a Rota Cervejeira e outros atrativos já conhecidos, bem como os investimentos para o futuro Condomínio Agro Tech Industrial”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Para a secretária municipal de Turismo, a participação de Teresópolis no Festuris 2022 é importantíssima: “O turismo é um setor que movimenta a economia, gerando empregos e oportunidades de trabalho diversas. A nossa participação na Festuris é uma grande chance, portanto, de divulgar o destino Teresópolis, atrair novas possibilidades de atividades e um fluxo maior de turistas e consumidores para os nossos produtos e serviços, como artesanato, gastronomia, hospedagem, guiamento e visitação a atrativos no geral.” disse Elizabeth Mazzi.

O acervo turístico cultural de Teresópolis também foi evidenciado no evento. “O nosso principal objetivo é buscar referências em turismo e cultura e conhecer as técnicas da produção do belíssimo Natal de Gramado para, no futuro, oferecer serviços de maior qualidade para a nossa população e para os nossos turistas”, comentou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.

Para replicar em Teresópolis

Liderada pelo Prefeito Vinicius Claussen, a missão ‘Vem Pra Terê’ tem o objetivo de identificar oportunidades de atração de investimentos privados e o desenvolvimento de políticas públicas que possam ser replicadas em Teresópolis, visando a melhora na qualidade de vida dos cidadãos e a ampliação da oferta de equipamentos e roteiros aos visitantes e turistas.

Teresópolis e Gramado tornam-se cidades coirmãs

A prefeituras de Teresópolis (RJ) e de Gramado (RS) assinaram, na noite da última sexta-feira, (4), o Termo de Cooperação Mútua para o fomento de vocações econômicas e aprimoramento da gestão pública, especialmente por meio da cadeia produtiva ligada ao turismo, e para a ampliação da oferta de equipamentos, serviços e de roteiros para o turista.

A cerimônia aconteceu em Gramado, na Serra gaúcha, onde a ‘Missão Vem Pra Terê’ participa de diversas atividades para captar investimentos privados, conhecer políticas públicas e atrativos turísticos para o desenvolvimento econômico e geração de empregos no município, além de expor na 34º Feira Internacional de Turismo – Festuris.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou que o Plano Diretor do município, revisado em 2019, conta com quatro pilares de desenvolvimento regional estratégico: o turismo, a agricultura, a educação e a ciência e tecnologia. “Queremos, por meio do turismo, influenciar todas essas quatro colunas. Turismo, antes de qualquer coisa, é o cidadão ter orgulho, bem-estar e viver em harmonia na sua própria cidade”, disse Claussen.

De acordo com ele, a partir desse sentimento, o habitante consegue convidar outras pessoas a também viverem esse bem-estar. “Desta forma, conseguimos praticar turismo, essa indústria da alegria, generosa e que mexe com 54 ramos da atividade econômica”, concluiu.

A expertise gramadense

Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, relembrou um pouco da história do município, que possui 68 anos e 35 mil moradores. “A veia gramadense sempre foi voltada para o turismo. A qualidade que temos, aqui, do bem receber se deve muito à escola, mas também à prática da discussão política sobre o quão importante é essa cadeia de negócios que envolve o turismo”, salientou Tissot, que está pela quarta vez na gestão municipal.

Ele lembrou também a importância dos seis grandes eventos públicos da cidade. “Aqui, temos o clima, a paisagem e a cultura europeia. Mas aqui tudo se inventou, se criou e pouco se comprou”, revelou o prefeito gaúcho. Segundo ele, não existe, hoje, uma atividade que possa nos dar mais retorno e mais oportunidades para as comunidades viverem melhor do que o turismo. “Gramado atingiu um patamar de interesses e de oportunidades de retorno aos investimentos muito grande, especialmente com o crescimento das parcerias público-privadas”, ressaltou Tissot.

O documento assinado pelos gestores municipais estabelece seis metas conjuntas. A primeira delas é a realização de uma missão técnica com servidores públicos, representantes da sociedade civil organizada e de empreendedores de Teresópolis para Gramado para a troca de experiências, bem como o inverso, levando agentes gaúchos para a cidade carioca. Também está elencada a preparação de um Plano de Trabalho com o objetivo de potencializar as vocações de ambos os municípios; a elaboração e divulgação de um calendário conjunto de eventos, além do desenvolvimento de estudo técnico sobre as oportunidades de investimento em ambos os municípios.

O termo prevê ainda o desenvolvimento de um estudo técnico de boas práticas realizadas em Teresópolis, que possam ser replicadas em Gramado, e vice-versa, visando a adoção de ações e políticas públicas para o cidadão e o turista.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás