Novo calendário de vacinação abrange diferentes grupos etários e públicos prioritários. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, anunciou o novo calendário de vacinação. A partir da próxima segunda-feira (31), crianças entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias poderão se vacinar contra a Covid-19 com o imunizante Spikevax JN.1, do laboratório Moderna. A vacina será disponibilizada pelo Ministério da Saúde e poderá ser encontrada em 60 unidades de saúde.
A maioria dessas unidades funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, terão horário estendido durante a semana, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados.
Enquanto isso, crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias continuarão sendo imunizadas com a vacina da Pfizer. Para os gonçalenses com mais de 12 anos pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, estará disponível a vacina Zalika. Já as gestantes devem tomar uma dose a cada gestação, desde que tenham autorização médica. Idosos com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos devem receber a vacina a cada seis meses.
Outros grupos que fazem parte da campanha de vacinação incluem pessoas que vivem em instituições de longa permanência (Ilpis), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua. O intervalo recomendado entre as doses é de três meses.
A vacinação é contraindicada para pessoas que estiverem com coronavírus ou febre. No caso de infecção recente por Covid-19, o intervalo recomendado antes da imunização é de quatro semanas. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação com registro das doses anteriores. As vacinas Spikevax JN.1, Pfizer e Zalika podem ser aplicadas junto com outros imunizantes do calendário vacinal.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Gerência de Vigilância Ambiental de Macaé, no Norte Fluminense, reforça com a população a…
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense,…
A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, quer aprimorar o sistema de…
A Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense iniciou no último sábado (29), a campanha…
A partir deste mês, o Museu do Amanhã, na capital fluminense, passa a oferecer entrada…
A cidade de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, receberá o “Búzios Open –…