O Governo do Estado iniciou na terça-feira (1) a unificação dos cartões do Vale Social. Ao todo, 64 mil usuários serão beneficiados. O objetivo é facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais. Desta forma, será melhorada a experiência com o uso do benefício. A ação é feita em parceria com o MetrôRio, SuperVia e Riocard Mais.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), os beneficiários que utilizam somente metrô e/ou trens terão que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard Mais.
A troca acontece exclusivamente na sede do Vale Social, no subsolo da Central do Brasil, na capital fluminense. O local foi reformado e ampliada. É necessário levar um documento com foto, além dos antigos cartões, seguindo o cronograma estipulado. O atendimento ocorre somente de segunda a sexta, das 9h às 15h, em dias úteis.
Para os beneficiários do Vale Social que já têm o cartão da Riocard Mais e utilizam o benefício nos ônibus intermunicipais e nas barcas, a atualização será automática. Basta que o usuário aproxime o cartão de qualquer validador e a unificação será efetivada. Neste caso, passará a valer apenas o cartão Riocard Mais em todos os modais. Os cartões específicos das concessionárias serão desativados.
O processo foi iniciado em 1º de outubro e será concluído em 20 de dezembro. Desde terça-feira, os cartões começaram a ser emitidos no novo formato.
Atualmente, o beneficiário do Vale Social usa até quatro cartões diferentes para embarcar nos transportes, o que dificulta a identificação e o manuseio. Com a unificação, a igualdade será assegurada. Isso permitirá que um único cartão seja utilizado tanto no metrô, quanto nos trens, barcas e nos ônibus intermunicipais, proporcionando mais comodidade. Além da praticidade, o novo cartão emitido pela Riocard Mais inclui leitura em Braille, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
Outra vantagem é a garantia de um sistema integrado e um monitoramento eficaz. Isso acontece já que será mais fácil detectar possíveis fraudes e garantir que os recursos do Estado sejam destinados adequadamente a quem tem direito ao benefício.
O cronograma vale tanto para os usuários que precisam efetuar a troca para o cartão unificado, quanto para os que já têm o cartão da Riocard Mais e somente farão a atualização em qualquer validador da empresa. O novo cartão unificado seguirá valendo somente para os transportes liberados para o beneficiário, levando em conta cada caso.
Enquanto não chegar a data prevista no calendário para a troca/validação, os atuais cartões poderão ser usados normalmente.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…
A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, promove neste sábado (23) uma programação especial para…
A 14ª edição do Encontro de Motociclistas Sobreviventes do Apocalipse, acontece neste final de semana,…
A cerimônia de início das obras de duplicação da BR 493, a Magé-Manilha, na Baixada…