Capital

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro, especialmente para os segmentos de tecidos, vestuário e calçados. Um estudo divulgado pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que o setor projeta um crescimento de 2% nas vendas até o fim da estação, que se encerra em 26 de junho.

Com a chegada de temperaturas mais amenas, típicas do período, o mercado aproveita para lançar novas coleções e seguir as tendências da moda outono-inverno 2025, que apostam em cores vibrantes e ligadas à natureza. A estação é vista como estratégica para o varejo, tanto pela mudança de clima quanto pela movimentação dos consumidores em busca de novidades.

Vendas estão melhores do que no período de 2021 e 2023

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o comércio carioca tem mostrado sinais consistentes de recuperação após os impactos negativos sofridos entre 2021 e 2023. “No ano passado, o Brasil gerou mais de 1,6 milhão de empregos formais, sendo o Rio responsável por cerca de 145 mil dessas vagas, o equivalente a 9% do total”, destacou.

Ainda de acordo com o dirigente, os números do setor no Estado têm superado a média nacional. O volume de vendas de tecidos, vestuário e calçados no Rio registrou crescimento de dois dígitos nos últimos meses: 11,7% em dezembro, 10,9% em janeiro e 10,5% em fevereiro. Em contraste, os índices nacionais no mesmo período foram de 2,9%, 3,0% e 3,6%, respectivamente.

Outro fator que tem favorecido o desempenho regional é a menor variação de preços registrada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). No acumulado de 12 meses entre maio de 2024 e abril de 2025, os preços do grupo de vestuário subiram 3,9%, abaixo da média nacional de 4,01%. As roupas infantis e masculinas, por exemplo, tiveram reajustes inferiores aos observados em outras regiões do país.

Diante desse cenário, o estudo conclui que há uma expectativa positiva para o restante da estação, com potencial de vendas superiores às do ano passado. A combinação entre mercado de trabalho aquecido, preços mais controlados e retomada econômica fortalece a confiança dos lojistas no desempenho do setor durante o outono-inverno.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

8 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

9 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

9 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

10 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

10 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás