Capital

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro, especialmente para os segmentos de tecidos, vestuário e calçados. Um estudo divulgado pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que o setor projeta um crescimento de 2% nas vendas até o fim da estação, que se encerra em 26 de junho.

Com a chegada de temperaturas mais amenas, típicas do período, o mercado aproveita para lançar novas coleções e seguir as tendências da moda outono-inverno 2025, que apostam em cores vibrantes e ligadas à natureza. A estação é vista como estratégica para o varejo, tanto pela mudança de clima quanto pela movimentação dos consumidores em busca de novidades.

Vendas estão melhores do que no período de 2021 e 2023

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o comércio carioca tem mostrado sinais consistentes de recuperação após os impactos negativos sofridos entre 2021 e 2023. “No ano passado, o Brasil gerou mais de 1,6 milhão de empregos formais, sendo o Rio responsável por cerca de 145 mil dessas vagas, o equivalente a 9% do total”, destacou.

Ainda de acordo com o dirigente, os números do setor no Estado têm superado a média nacional. O volume de vendas de tecidos, vestuário e calçados no Rio registrou crescimento de dois dígitos nos últimos meses: 11,7% em dezembro, 10,9% em janeiro e 10,5% em fevereiro. Em contraste, os índices nacionais no mesmo período foram de 2,9%, 3,0% e 3,6%, respectivamente.

Outro fator que tem favorecido o desempenho regional é a menor variação de preços registrada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). No acumulado de 12 meses entre maio de 2024 e abril de 2025, os preços do grupo de vestuário subiram 3,9%, abaixo da média nacional de 4,01%. As roupas infantis e masculinas, por exemplo, tiveram reajustes inferiores aos observados em outras regiões do país.

Diante desse cenário, o estudo conclui que há uma expectativa positiva para o restante da estação, com potencial de vendas superiores às do ano passado. A combinação entre mercado de trabalho aquecido, preços mais controlados e retomada econômica fortalece a confiança dos lojistas no desempenho do setor durante o outono-inverno.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20),…

1 hora atrás

Secovi Rio firma parceria com a Prefeitura de Niterói e contribui com painel inédito sobre o mercado imobiliário da cidade

O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…

2 horas atrás

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

5 horas atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

6 horas atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

23 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

1 dia atrás