As inscrições para o Vestibular Cederj foram prorrogadas até quatro de dezembro. O procedimento é realizado pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 89,90.
O ingresso é para o primeiro semestre de 2025. São 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial. Esta edição conta com duas novidades: o curso de Biblioteconomia, que volta a ser ofertado em dez polos Cederj, e a licenciatura em Física, em Duque de Caxias.
O Consórcio Cederj reúne as instituições de ensino superior públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a oferta de cursos na modalidade semipresencial. O estudante possui material didático gratuito e próprio para educação a distância, em versão impressa e digital. Além disso, conta com infraestrutura de apoio pedagógico em 43 polos, ambiente virtual de aprendizagem, além de tutorias presenciais e on-line.
Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior. A cobertura é nacional e inclui ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.
O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar. Com o chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais, terão acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.
O vestibular oferecerá cursos nas áreas de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.
Os aprovados serão alunos matriculados em uma das sete instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Nelson Lopes Dois deputados do Rio podem ter as suas cassações votadas pelo plenário…
A Liga do Natal da Enel chega a Macaé, no Norte Fluminense, nesta sexta-feira (29).…
O Estado do Rio de Janeiro registrou a criação de 162.486 empregos formais entre novembro…
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, será…
Dados divulgados nesta semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do…
O Rio de Janeiro, reconhecido como porta de entrada do turismo internacional no Brasil, tem…