Cultura & Lazer

Vila Geny recebe roda de conversa do Circolar

Neste sábado (24), o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai promover uma roda de conversa sobre sobre a história e cultura de Vila Geny, em Itaguaí, Baixada Fluminense. Com a mediação da consultora histórica e pedagógica do projeto, Mirian Bondim, o bate-papo terá o tema “História e Identidade Territorial”, a partir das 10h, na nova sede do Instituto Dara, localizada na Avenida Alencastro Guimarães, 1845.

Segundo a consultora histórica e pedagógica do projeto Circolar, Mirian Bondim, as rodas de conversa têm o objetivo de dialogar com a comunidade sobre a história e cultura do local. “Buscamos entender a identidade dos moradores, como eles se colocam ali dentro da comunidade, qual é a sua ligação. É uma oportunidade para fazer uma troca de conhecimento. Eu, como historiadora, levo a grande história da região, através de reportagens, informações do passado e documentos históricos, para a comunidade e eles me contam as suas próprias histórias e impressões”, explica Mirian.

O Circolar promoveu diversas rodas de conversa na cidade de Itaguaí neste ano. A primeira aconteceu no dia 28 de maio, na Associação de Moradores de Coroa Grande (AMOCOG). Já a segunda, foi no CIEP Irmã Dulce, em Chaperó, no dia 29 de maio. Em junho, foi a vez da Ilha da Madeira. No dia 10 de agosto, Mazomba foi o local escolhido. A última roda de conversa aconteceu na Casa do Palhaço, localizada no bairro Mangueira. Os participantes conheceram mais a história dos bairros. “Foi uma excelente oportunidade para saber mais sobre o passado e entender o presente”, ressalta Mirian Bondim.

Além das rodas de conversa, o Circolar também traz como novidade deste ano a confecção de murais, inspirados no cotidiano de cada localidade visitada no circuito e produzido pela artista plástica Letícia Mozo. Os desenhos são baseados nas rodas de conversas que foram feitas na primeira visita às comunidades. Depois de prontos, serão “inaugurados” com a apresentação do espetáculo circense e musical do projeto.

A inclusão de pessoas com deficiência nas ações do projeto fazem parte do objetivo do Circolar. “Através de visitas e contatos com escolas, CRAS e projetos que trabalham com pessoas com deficiência, para levantamento de números de pessoas e tipos de deficiências para conseguirmos chegar à inclusão de tipos de comunicação para melhor atendimento a eles”, explicou a assistente social e consultora do Projeto Circolar, Marluce Brandão.

“O Circolar é um projeto de circulação, que visa contribuir para o fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais e territórios populares (culturas populares e urbanas) presentes no município de Itaguaí. A proposta é atender um público que se encontra em área de difícil acesso à cultura e ou bens culturais e com dificuldades de acesso à internet”, conta o produtor cultural e diretor artístico do projeto, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).

O projeto é uma produção do Grupo Circo Turma Em Cena, idealizado pelo produtor cultural Adriano Didi e que desde o ano 2000 desenvolve e aprimora um estilo artístico original com produções cênicas, audiovisual, circo-teatro, palhaçaria, acrobacias, mágicas, malabares, pernas de paus, teatro de bonecos, musicais, oficinas e brincadeiras que podem se adaptar a todas as idades e todos os locais.

Serviço da roda de conversa em Vila Geny

Data: 24 de agosto

Horário: às 10h

Local: Sede do Instituto Dara – Avenida Alencastro Guimarães, 1845, Vila Geny, Itaguaí.

Entrada gratuita.

Posts Recentes

Bombeiros combatem incêndio no Morro das Andorinhas em Niterói

Um incêndio de grandes proporções no Morro das Andorinhas, localizado no bairro Itaipu, em Niterói,…

5 horas atrás

Nova ponte da Barra em Macaé é inaugurada nesta quinta-feira (12)

A nova ponte Cláudio Moacyr de Azevedo, situada na Barra, em Macaé, no Norte Fluminense,…

5 horas atrás

28º Batalhão da PM abre inscrições para curso gratuito de segurança

O 28º Batalhão de Polícia Militar abriu inscrições para um curso gratuito de segurança comercial…

5 horas atrás

Rio de Janeiro registra 826 transplantes no primeiro semestre

O Rio de Janeiro registrou 826 transplantes de órgãos nos primeiros seis meses de 2024,…

5 horas atrás

Programa Limpa Rio Margens é lançado pelo Governo do Rio

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e…

10 horas atrás

Angra dos Reis decreta estado de emergência hídrica devido à seca prolongada

A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, decretou estado de emergência hídrica de…

10 horas atrás