A Ginástica Rítmica é a nova atividade da Vila Olímpica de Nova Iguaçu. (Foto: Divulgação)
A Vila Olímpica de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, passa a oferecer aulas gratuitas de Ginástica Rítmica, ampliando as opções esportivas para crianças e adolescentes da região. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, e são voltadas para participantes com idades entre 7 e 17 anos.
A modalidade, que combina elementos da ginástica com o uso de aparelhos como corda, arco, bola, maça e fita, proporciona aos alunos o desenvolvimento de coordenação motora, flexibilidade e expressão corporal. Apesar de ser um esporte predominantemente feminino em competições profissionais, a Ginástica Rítmica também permite a participação masculina em torneios escolares, educacionais e amadores.
Milene Aguiar, professora da modalidade na Vila Olímpica, destacou a importância do projeto: “Tenho um carinho especial por este projeto, pois já fui aluna e hoje sou professora. É muito bom ver essas crianças praticando a ginástica, pois, além de promover a socialização e o desenvolvimento delas, o esporte também as faz felizes. E, além disso, é belo de se ver”.
As aulas já estão impactando positivamente a vida dos alunos e suas famílias. Fernanda Oliveira, fisioterapeuta de 55 anos, destacou a evolução de sua filha, Maria Fernanda, de 14 anos, que treina Ginástica Rítmica desde os três anos. “Graças à ginástica rítmica, pude ver minha filha aprender a trabalhar em equipe e acompanhar seu desenvolvimento físico, tanto em flexibilidade quanto em força. Hoje, me orgulho de vê-la representando a Baixada em campeonatos no Rio e na região”, afirmou.
Kelly da Silva, confeiteira de 44 anos, também celebrou a oportunidade de sua filha Mirella Torres, de 10 anos, continuar praticando a modalidade na Vila Olímpica. “Ela começou muito nova, aos quatro anos, e desde então nunca parou”, contou. “Estou muito feliz com essa iniciativa de trazer a ginástica rítmica de volta à Vila Olímpica, um esporte que vem crescendo e recebendo mais apoio das autoridades”.
A Vila Olímpica de Nova Iguaçu é um espaço aberto a toda a comunidade e oferece, além da Ginástica Rítmica, outras dez modalidades esportivas: atletismo (para candidatos PCD), defesa pessoal feminina, futebol, futsal, ginástica, handebol, judô, karatê, kickboxing e vôlei. Todas as atividades são gratuitas.
Para se matricular, os interessados devem apresentar uma cópia da certidão de nascimento ou RG, uma foto 3×4 e um atestado médico em caso de doença crônica ou uso contínuo de medicamentos. Para menores de idade, também é necessário apresentar a identidade do responsável e uma declaração de escolaridade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Nelson Lopes Pode-se dizer que o jantar oferecido pelo governador Cláudio Castro para o…
A unidade do Senac RJ da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense, está com vagas abertas…
O governador Cláudio Castro anunciou na quarta-feira (19) que, a partir de 2026, o financiamento…
Por Sara Oliveira Nesta quinta-feira (20), a Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio…
O Carnaval da Alegria, em Macaé, no Norte Fluminense, este ano será ainda maior. A…
A Prefeitura de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, anunciou que a programação do…