Volta Redonda busca título de cidade resiliente, dado pela Organização das Nações Unidas

A cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, está em busca de um título importante. O município tem grandes chances de ser reconhecido Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade resiliente. A Defesa Civil do município foi convidada a aderir à campanha da organização internacional “Construindo Cidades Resilientes”.

Alguns fatores credenciam a cidade a receber a certificação. São eles o Plano de Contingência com Ênfase no Sistema de Coordenação Integrada (SCOI) e o Plano de Ações Compartilhados (PAC) – que já integram o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Receita de cidade resiliente

Rubens Siqueira, coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, explicou que ser cidade resiliente significa ter capacidade de resposta imediata frente aos eventos de natureza hídrica, química, geológica e humana. O que segundo ele, Volta Redonda possui.

“As ações de Defesa Civil vão desde o processo de orientação para o munícipe até a interdição, desocupação, demolição e remoção dessas pessoas para locais seguros, que são centros de acolhimento que nós temos cadastrados. Em um primeiro momento, dando todo o suporte humanitário possível: vestimenta, alimentação, dormitório; e num segundo, a infraestrutura que você dá para recuperar as áreas degradadas ou neutralizá-las por completo”, disse Rubens.

Rubens destacou que para serem resilientes, as cidades precisam trocar informações entre elas e adotar ações rotineiras, como por exemplo: impedir a invasão de áreas de risco, ocupações desordenadas e escavações irregulares.

“Todos esses comportamentos inseguros norteiam os fenômenos climáticos que podem saturar o solo, elevar as cotas de rios e córregos. Não dá para você pensar em Defesa Civil hoje sem um comportamento ambiental. Então quando você coíbe essas práticas, você se torna resiliente”, resumiu Rubens.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

8 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

9 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

9 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

11 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

11 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás