Sul Fluminense

Volta Redonda começa vacinação contra gripe no sábado

O município de Volta Redonda, no Sul Fluminense, inicia no sábado (23) a campanha de vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Conforto, Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Retiro II, Vila Brasília e Santa Cruz, além da Associação de Moradores do Volta Grande. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

De acordo com a prefeitura, vacinação seguirá até o dia 31 de maio, sendo que neste ano o Ministério da Saúde adiantou o início da vacinação devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil. A vacina utilizada é a trivalente – ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação.

O público-alvo da vacinação contra a gripe são: crianças mais de seis meses de idade; trabalhadores da Saúde e estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Esses grupos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, apresentando a caderneta de vacinação, o comprovante de atuação profissional, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Vacinação em Volta Redonda busca reduzir internações

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde, Carlos Vasconcellos, explicou que a vacinação tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação.

“A vacinação é fundamental para a prevenção contra a Influenza. Geralmente percebemos que o vírus começa a circular nos períodos mais frios do ano – maio, junho e julho –, mas, neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha. A medida é mais uma forma da população-alvo da campanha, principalmente idosos, crianças e gestantes, procurar a vacina o quanto antes nas Unidades Básicas de Saúde”, orientou o médico.

Segundo o cronograma, a partir desta segunda-feira (25), todas as unidades básicas de saúde do município passarão a oferecer a vacinação contra a gripe. As UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionarão em horário estendido, das 7h às 19h. As demais unidades de Volta Redonda atenderão das 7h às 17h.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

9 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás