Sul Fluminense

Volta Redonda revitaliza unidade de saúde

Foi entregue nesta segunda-feira (11), em Volta Redonda, no sul fluminense, as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família (USBF) do bairro Vila Brasília. Além disso, a Secretaria de Saúde apresentou o projeto da construção da nova UBSF, que vai atender os moradores da localidade e região.

A equipe do Furban – Fundo Comunitário de Volta Redonda – providenciou melhorias na unidade como pintura, substituição de portas, janelas, maçanetas, instalação de torneiras por acionamento hidromecânico, revisão elétrica e hidráulica e substituição de cobertura, entre outros serviços.

Quanto à nova unidade a obra para construção será licitada dia 20, e a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que a revitalização da UBSF busca atender a população local enquanto a prefeitura se prepara para a construção da nova unidade de saúde, que irá funcionar na mesma rua, a Nova Brasília.

Nova unidade em Volta Redonda irá atender melhor a população, diz secretária

Ela explicou que, com essa revitalização o esperado é melhorar as condições da unidade tanto para o usuário quanto para as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Mas o objetivo é construir a nova UBSF Vila Brasília.

“Por isso, fizemos um planejamento que atendesse as normas de acessibilidade e também da Vigilância Sanitária. Todo o projeto foi planejado exclusivamente para a população do bairro e localidades próximas. Quando mudarmos para a nova estrutura, estamos planejando que a Clínica Odontológica Concentrada (COC), que atualmente funciona no segundo andar da UBSF, ocupe todo o prédio revitalizado”, disse a secretária.

A UBSF Vila Brasília atende aos 8 mil moradores da comunidade com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família, que incluem médicos generalistas (clínico geral), enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.

A nova UBSF Vila Brasília terá 885m² de área construída e contará com oito consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, salão com quatro cadeiras para atendimento odontológico, salas de vacina, curativos, coleta, observação, atividades de educação em saúde, recepção com ampla sala de espera, sanitários e fraldário, central de material esterilizado simplificada e toda área de apoio necessária para funcionários e agentes comunitários de saúde.

A nova unidade também contará com castelo d’água de dez mil litros e vagas de estacionamento para ambulância e pessoas com deficiência. O projeto foi elaborado dentro das normas ABNT NBR 9050 de acessibilidade nas edificações e RDC n°50 de 2002, que regulamenta os projetos para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

3 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

3 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

4 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

4 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

5 horas atrás

Queda na Mortalidade Materna no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade…

5 horas atrás