Conexão Rio-BSB
Conexão Rio-BSB
Coluna

Do Rio, a confissão de Careca do INSS

O destaque da coluna desta semana é a participação da bancada fluminense no caso do Careca do INSS e as investigações de fraudes.

Compartilhe:
26 de setembro de 2025
Do Rio, a confissão de Careca do INSS
O deputado federal Luiz Lima.

Por Nelson Lopes

Coube ao deputado federal Luiz Lima, do NOVO do Rio, a pergunta que gerou a principal confissão do Careca do INSS à CPI que investiga fraudes no Instituto. Interrogado pelo parlamentar fluminense, Careca, que é tido como o principal operador das fraudes em aposentadorias, confirmou que esteve com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) em seu gabinete. Weverton é apadrinhado de Carlos Lupi, político do Rio e ex-ministro da Previdência.

Careca disse que foi ao gabinete de Weverton em ao menos três ocasiões, mas sempre esteve com assessores do parlamentar para tratar do setor de medicamentos. Ele disse que esteve com Weverton em uma “costelada” realizada na casa do senador e garantiu que foi ao local para falar sobre produtos feitos à base de cannabis – ramo no qual também diz atuar.


Portinho vota contra a PEC da Blindagem

Carlos Portinho foi o único senador do Rio a fincar bandeira contra a PEC da Blindagem. Membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ele votou por rejeitar a proposta que dificultava a responsabilização criminal de deputados e senadores. Com 26 votos a favor e nenhum contrário, a comissão na prática inviabilizou a promulgação da emenda à Constituição.


Mas teve resposta…

Acontece que a rejeição da PEC pelo Senado causou mal-estar com a Câmara. Deputados argumentaram que teriam ficado “expostos” pelos senadores, já que haviam aprovado o texto na semana anterior, o que causou forte reação popular. Um dos que se posicionou contra a atitude dos senadores foi Dr. Luizinho, deputado do Rio e líder do PP na Câmara.

“É necessário construir uma solução negociada entre Câmara e Senado, para que a gente não seja exposto novamente. A Câmara hoje está exposta”, disse.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */