Por Nelson Lopes
Eduardo Paes conseguiu o que mais queria: o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o autorizou a apoiar Lula nas eleições deste ano, independentemente da decisão do partido. Atualmente, o PSD tem três nomes presidenciáveis: Ratinho Jr, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite.
Paes poderá estar no palanque de Lula, ainda que um deles seja candidato ao Palácio do Planalto. Era tudo o que ele queria para ser oposição ao bolsonarismo, que terá Flávio Bolsonaro, também do Rio, concorrendo com Lula.
Mas, isso não acontece por acaso. Kassab liberou Paes e outros prefeitos em nome de um projeto político maior. Para crescer no Nordeste, ele sabe que precisará estar com Lula.
E segue a peregrinação…
Enquanto o Congresso não volta a operar – o que só acontecerá na semana que vem – Flávio Bolsonaro segue em suas viagens pelo exterior, em busca de apoios estrangeiros para a sua candidatura. O que era para ser um grande periplo pelo mundo árabe, entretanto, se restringiu apenas a Israel.
Flávio participou de um evento de combate ao antissemitismo, se batizou nas águas do Rio Jordão, e esteve em um evento com Benjamin Netanyahu. Tudo isso, é claro, enquanto acompanhava as movimentações no Brasil.
Ele viu, por exemplo, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão, em Brasilia, onde referendou a candidatura de Flávio.
O senador também acompanhou com lupa a caminha feita pelo deputado Nikolas Ferreira de Minas Gerais até Brasília, o que serviu como uma espécie de ato de apoio ao seu nome.
E lá vem chumbo grosso…
Cláudio Castro, Altineu Cortes, Antônio Rueda e Ciro Nogueira se encontram na semana que vem, em Brasilia. Eles vão alinhar a estratégia para a sucessão do governo.
O secretário de Casa Civil, Nicola Miccioni, segue como o favorito de Castro para ocupar um mandato-tampão, eleito via Alerj. Outra ala do PL ainda prefere o deputado Douglas Ruas.
É esperar para ver…
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



