Maior produtora de frutas cítricas do Rio, Araruama doará mudas para agricultores

Pequenos agricultores de Araruama, na Região dos Lagos, receberão uma ajuda na plantação de citros. Na próxima terça-feira (21/6), a Prefeitura realizará uma ação, por meio da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, de doação de mais 9 mil mudas de plantas que produzem frutas cítricas. Os produtores receberão quatro variedades de laranja, limão e tangerina.

A ação é voltada para 45 mil pequenos produtores que atuam na agricultura familiar. A expectativa é de que em três anos as mudas produzam 270 toneladas de frutas cítricas. A cerimônia vai acontecer no Galpão Agroindustrial, que fica no Distrito de São Vicente, a partir das 11h. Durante o evento, os pequenos produtores vão receber também um cartão para que a Secretaria de Agricultura possa acompanhar o desenvolvimento dos plantios.

A ação faz parte do Projeto Revita Citros, que tem o objetivo de estimular o cultivo de frutas cítricas no município. Desde que o projeto começou, já foram doadas 44 mil mudas para agricultores da Região. Para isso as propriedades precisam cumprir alguns critérios, como por exemplo, apresentar o solo adequado para o plantio dos citros.

Número 1 em frutas cítricas

O município de Araruama é o maior produtor de frutas cítricas do Estado do Rio. De acordo com o município, programas de fomento ao agricultor familiar ajudam a manter a posição de liderança entre outros municípios. Apenas em 2021, foram distribuídas 35 mil mudas e produzidas 23 mil toneladas de laranja, 6 mil de limão e mais de 3 mil de tangerina.

Segundo o município, além das mudas, os produtores também contam com o acompanhamento e análise de solo feito pela Secretaria de Agricultura e acesso à máquina de separação e limpeza de citros, instalada no Galpão Agroindustrial, e que eleva a qualidade e o valor das frutas no mercado.

Posts Recentes

Com Café de Açaí, casal se torna empreendedores de sucesso

Por Marcos Vinicius Cabral A pandemia de Covid-19 serviu para mudar a vida do casal…

20 horas atrás

Dia das Crianças terá fim de semana de festa em Maricá

A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, vai viver um fim de semana de celebração…

21 horas atrás

Alerj quer medidas rígidas contra a adulteração de bebidas

Como já era esperado, as intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas não escapou da lupa…

22 horas atrás

Usina solar em Volta Redonda deve ser concluída em 2026

A segunda usina fotovoltaica de Volta Redonda, em construção no bairro Nova Primavera, segue em…

1 dia atrás

Rio agora tem painel sobre casos de intoxicação por metanol

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de…

1 dia atrás

Secovi Rio promove debate sobre o mercado imobiliário da Zona Central

No último dia 26, o Secovi Rio realizou o evento “Cenário do Mercado Imobiliário da…

2 dias atrás