Categorias: Economia

Alerj lança matriz de insumo-produto do estado do Rio de Janeiro

A Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) apresentou, nesta quarta-feira (21), a nova Matriz de Insumo-Produto (MIP) do Estado. Elaborado a pedido do parlamento do Rio de Janeiro pelas universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema gera análises sobre a cadeia produtiva da economia fluminense.

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), destacou que a última matriz elaborada no estado era de 1996 e afirmou a relevância dessa ferramenta para a diversificação da cadeia produtiva fluminense. A matriz é um instrumento importante para o planejamento dos investimentos e poderá ser usado pelo governo, as prefeituras e a iniciativa privada.

“É mais uma importante contribuição da Alerj para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Um avanço da atual gestão. Temos agora uma janela de oportunidades para avançarmos no planejamento estratégico e pensarmos o futuro que nossa sociedade merece. Esperamos que seja bem aproveitada pelo governo e pelas prefeituras”, disse André Ceciliano.

Alerj exige metas fiscais

Primeiro a defender no Parlamento a necessidade da atualização da matriz, o deputado Luiz Paulo (PSD) explicou como ela poderá ser usada para avaliar os efeitos dos incentivos fiscais concedidos. “A partir da aprovação da Lei 8.445/19, conseguimos exigir metas ficais orçamentarias anuais para a avaliação dos programas de incentivos fiscais. A matriz vai facilitar esta análise, se há metas de geração de emprego, de investimento e de renda. Agora se pode verificar se o incentivo fiscal funciona ou não. É preciso ciência para que decisões corretas sejam tomadas, em cima de dados e simulações objetivas e concretas”, declarou.

Diretor-presidente da Assessoria Fiscal da Alerj, o economista Mauro Osorio salientou que a matriz pode mudar o rumo da economia fluminense. “Esperamos que o Rio de Janeiro possa aproveitar esta oportunidade devidamente e fazer seu dever de casa, que é investir em infraestrutura, reestruturar o setor público e planejar. A MIP é o instrumento para executar este planejamento. A luta continua para tirar o estado do círculo vicioso e passar para o círculo virtuoso”.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento da UFFRJ, Joilson Cabral, chamou a atenção para a importância de uma cultura de planejamento no estado. “Estamos entregando um trabalho, mas espero que estejamos iniciando uma cultura de planejamento no Rio de Janeiro. A partir da MIP vamos poder estudar fenômenos como o planejamento e a análise dos encadeamentos, o impacto de políticas públicas, o comércio internacional e a energia e o meio ambiente”, disse.

O diretor do Instituto de Economia da UFRJ, Fábio Freitas, explicou que a matriz é um sistema complexo de dados, amparado em padrões internacionais. “É um enorme sistema de informações, de diversas fontes, criando um quadro extremamente útil para entender o estado do ponto de vista de suas atividades mais relevantes. Fizemos um cruzamento de dados do IBGE com balanços contábeis de empresas de serviços de utilidade pública e notas fiscais eletrônicas fornecidas pela Secretaria estadual de Fazenda, dentre outras fontes. Estas informações poderão ser comparadas com o resto do mundo e do Brasil”, afirmou.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Nelson Rocha, parabenizou a Alerj e as universidades pela iniciativa da elaboração da matriz. “Sabemos da importância da MIP para o planejamento. Ver o estado pensando novamente em longo prazo, em vez de curto prazo para sobreviver, é uma satisfação.O Rio de Janeiro ganha com ela, que trará muitos frutos a todos nós”, frisou.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

18 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

18 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

21 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

23 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

4 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

4 dias atrás