O município de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, reduziu em 78% o uso de sacolas plásticas na cidade. Com isso, o município alcançou o terceiro lugar do estado a reduzir o uso desse material, atrás apenas do Rio, capital, e Niterói.
Uma cerimônia no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entregou os prêmios aos três primeiros colocados no ranking, na semana passada. A redução do uso de sacolas plásticas em ao menos 70% está prevista na lei 8.473/19 e vale para todo o estado do Rio.
O presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra (Imaar), Mário Reis, recebeu o prêmio e comemorou o resultado. “Angra dos Reis se destacou no estado, alcançando um número maior do que a meta estipulada. Esse resultado mostra o comprometimento de Angra com a sustentabilidade e ecologia do município”, afirmou.
Entre as ações realizadas pelo Imaar está a distribuição de sacolas ecológicas para a população ao longo do ano passado. Agora, com o reconhecimento recebido, o Instituto planeja estabelecer parcerias com empresas, especialmente redes de supermercados, visando a redução ainda maior do uso de sacolas plásticas.
Durante a cerimônia, também foi lançado o Programa Estadual Retorna+, pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das sacolas plásticas. O programa envolve campanhas de conscientização e oferece incentivos financeiros aos municípios que aderirem ao programa, por meio do ICMS Ecológico.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…