O renomado antropólogo colombiano Santiago Uribe, idealizador do Projeto Medellín, é a grande atração do evento “Encontro com a Sociedade”, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).
O evento, que ocorre nesta terça-feira (5), às 9h30, no mirante do Morro da Providência, no Centro da capital, visa propor soluções para as favelas cariocas com base nas estratégias de urbanismo social que transformaram Medellín em um modelo global. Com a parceria da Associação de Moradores do Morro da Providência e do projeto Arquitetos da Favela, o encontro é gratuito e aberto ao público.
Santiago Uribe trará ao público sua experiência com o processo que mudou a realidade urbana de Medellín, promovendo integração arquitetônica, acesso à moradia digna, e incentivando educação, cultura e esporte em áreas periféricas. “A experiência de Medellín tem muito o que compartilhar para que o Rio de Janeiro volte a ser uma referência de urbanismo. O modelo de Medellín transformou uma das cidades mais perigosas do mundo a partir de uma estratégia de urbanismo social, especialmente voltada para os bairros periféricos e as favelas”, destacou o antropólogo.
O evento será uma oportunidade única para o público conhecer de perto as ações que reduziram os índices de violência em Medellín e que hoje são referências globais de qualidade de vida. Uribe discutirá o papel do urbanismo social na transformação de bairros marginalizados, propondo diálogos que inspirem o Rio a reduzir a desigualdade social e melhorar sua organização urbana. “Medellín é um exemplo de como construir uma visão coletiva de cidade a partir de um diálogo amplo, envolvendo líderes comunitários, universidades e o setor privado”, comentou.
Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ, destaca a relevância da participação de Uribe no evento: “Trazer Santiago Uribe, à frente do projeto que transformou Medellín, é de uma importância enorme. Queremos levar essa visão de cidade coletiva, onde os moradores de favelas são parte da sociedade.”
A vice-presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice, ressalta a importância do evento para a comunidade carioca: “Queremos fortalecer laços entre a comunidade e experiências inovadoras de fora, criando uma ponte que enriqueça a todos. A presença de Uribe representa um momento de aprendizado e reconhecimento do potencial do Morro da Providência.”
O “Encontro CAU com a Sociedade” é parte de um esforço contínuo do CAU/RJ para promover o diálogo entre profissionais de arquitetura e urbanismo e as comunidades cariocas, buscando soluções para melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis do Rio de Janeiro. A iniciativa reforça o papel transformador da arquitetura e do urbanismo, inspirada pelo exemplo de Medellín, e abre espaço para novas perspectivas de planejamento urbano inclusivo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…