Conexão Rio-BSB
Conexão Rio-BSB
Coluna

As novas caras do RJ em Brasília

O destaque da coluna desta semana é a renovação do time de parlamentares fluminenses no Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Compartilhe:
03 de janeiro de 2025
As novas caras do RJ em Brasília
Respeitado, Calero volta a Brasília, onde já foi ministro da Cultura, durante o governo de Michel Temer. Crédito: Reprodução

Por Nelson Lopes

O ano começou com renovação da bancada fluminense em Brasília. Como o ano de 2024 foi eleitoral, alguns deputados deixaram a capital federal para assumir prefeituras ou secretarias no Rio. Com a volta de Daniel Soranz à secretaria de Saúde do Rio, Marcelo Calero voltará a exercer mandato no Congresso. Respeitado, Calero volta a Brasília, onde já foi ministro da Cultura, durante o governo de Michel Temer. 

Desde o início do mês batendo ponto no Congresso, Luis Carlos Gomes seguirá em 2025 na cadeira da titular Rosângela Gomes, do Republicanos, que voltou à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Por fim, com a volta de Washington Quaquá à prefeitura de Maricá, Enfermeira Rejane vai assumir a cadeira deixada por ele. 


E o Carluxo, hein? Brasília é logo ali…

Chamou atenção o fato de o vereador Carlos Bolsonaro ter aplaudido Monica Benício, viúva de Marielle Franco, durante a cerimônia de diplomação dos edis da capital. Carlos, que presidia a sessão por ter sido o mais votado no ano passado e tem problemas com Monica Benício, deve ter um novo embate com ela no ano que vem. Dessa vez nas urnas, quando os dois tentarão uma vaga na Câmara dos Deputados. 

Carlos é a aposta dos bolsonaristas para manter a família na Câmara e puxar votos para a legenda. Flávio seguirá no Senado, mesmo lugar para onde Eduardo Bolsonaro deve rumar, só que pelo estado de São Paulo. Então, o único Bolsonaro na Câmara deve ser Carlos mesmo.


Um agrado à família Maia

Repararam quem foi mantida como secretária municipal de Turismo do Rio no novo mandato de Eduardo Paes? Daniela Maia, filha do vereador e ex-prefeito do Rio por três mandatos, César Maia (PSD), e irmã do ex-deputado federal Rodrigo Maia (PSD). Sim, Eduardo Paes reforça que as brigas com os Maia foram deixadas para trás e faz, com isso, um carinho na família que tem forte ascendência em Brasília e nas decisões que irradiam à prefeitura. Não… Nada é por acaso…

Daniela Maia é dada como certa para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem, na nominata que será montada pelo deputado Pedro Paulo, fiel Escudeiro de Paes. É a política da boa vizinhança garantindo a paz ao Rio. Em tempo: Daniela faz um trabalho elogiadíssimo na Secretaria de Turismo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.