ASSERJ alerta para riscos com o uso de produtos de limpeza clandestinos (Foto: Divulgação ASSERJ)
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) emitiu um aviso com orientação à população para o risco do uso de produtos de limpeza não registrados. O tema ganhou destaque com as doações de itens de higiene e limpeza para as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A comercialização desses produtos acontece em estabelecimentos que não exigem a regularização do material à venda. Os saneantes, popularmente chamados de produtos de limpeza, devem ter o número de registro/notificação na Anvisa visível no rótulo.
De acordo com a consultora técnica em segurança alimentar da ASSERJ, Lívia Castilho, os itens não registrados, normalmente, são fabricados amadoramente. Sendo assim, nem sempre respeitam as especificações necessárias e, muitas vezes, sem o padrão adequado.
“Os produtos podem apresentar resultados ineficientes ou, pior, ter uma concentração elevada de determinado componente, ou ainda estar contaminado por substâncias que possam gerar intoxicações, queimaduras, irritações e até mesmo a morte de quem manipula”, explica Lívia Castilho.
Além disso, Lívia ainda destaca que há o risco de acidentes domésticos. “Por utilização de embalagens reaproveitadas e cores chamativas, o consumidor (em geral crianças) pode confundir com produtos alimentícios. Por isso, é importante comprar produtos como esses em lugares com um rígido controle, como os supermercados”, orienta a especialista.
A Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ) começou com um pequeno número de associados, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal.
Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista. Ela oferece aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…
Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…