Decreto estabelece concessão de 20 anos e introduz medidas de transparência. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, iniciou o processo de concessão de um novo contrato para o transporte público municipal. O Decreto nº 781, publicado em 26 de junho de 2025, regulamenta o processo licitatório que será responsável por escolher a nova empresa operadora. A medida busca enfrentar um dos principais desafios da cidade, historicamente marcada por problemas no setor.
O atual serviço é prestado por uma empresa contratada em caráter emergencial, cujo vínculo se encerrou no último dia 22 de junho. No entanto, a prestadora seguirá operando até que o novo contrato seja formalizado e entre em vigor. A nova concessão terá validade de 20 anos, com início previsto para 1º de outubro.
O processo está sendo conduzido com base em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Iury Ferreira, a concessão de longo prazo permitirá diluir os custos de mobilização ao longo do tempo, o que representa uma vantagem financeira para o município.
Entre as exigências previstas no decreto estão inspeções técnicas a cada quatro meses, monitoramento em tempo real por aplicativo e a implementação de ferramentas de transparência para que a população possa acompanhar e fiscalizar o serviço.
“A ideia é que o cidadão também seja um agente fiscalizador da qualidade do transporte público. Por isso, vamos oferecer mecanismos que garantam mais visibilidade sobre as ações da concessionária”, afirmou Iury.
A prefeita Katia Miki destacou o compromisso da gestão com a qualidade do serviço. “Sabemos que o transporte público municipal é um dos problemas crônicos de Barra do Piraí. Nossa população merece respeito, dignidade e um serviço de qualidade”, afirmou. A fiscalização do serviço será intensificada, com o apoio da Secretaria de Cidadania e Ordem Pública.
O cronograma do processo já foi divulgado: a consulta pública virtual está aberta desde 26 de junho e terá uma etapa presencial no dia 9 de julho. A publicação do edital está prevista para 18 de julho, com licitação marcada para 25 de agosto. A homologação ocorrerá em 5 de setembro, e a nova concessão começa em 1º de outubro. A população pode participar da consulta pública virtual por meio deste link.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…
A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…
Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…
No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…
A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…
Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…