A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, celebrou, na terça-feira (27), adesão de moradores e turistas à 34ª edição da Bauernfest, também conhecida como Festa do Colono Alemão. O festival, que acontece até 9 de julho, tem como objetivo celebrar a cultura alemã em diversas áreas da cidade.
De acordo com o município, durante o primeiro fim de semana do evento, a taxa média de ocupação nos hotéis e pousadas foi de 80,21%, sendo que no 1º distrito, Centro e arredores, a média alcançou 89,62% e nos demais distritos foi de 71,99%.
A secretária de Turismo, Silvia Guedon, destacou a movimentação nos bares, restaurantes e comércio em geral. “Este foi apenas o primeiro fim de semana da festa e esperamos uma ocupação ainda maior nos próximos dois fins de semana. Grande movimentação nos bares, restaurantes e comércio em geral, que também se beneficiam da Bauernfest, assim como toda a cadeia produtiva do turismo”, disse.
No que diz respeito à mobilidade, a Prefeitura registrou a entrada de 294 veículos, incluindo ônibus e vans de turismo, que passaram pelas barreiras instaladas nos pórticos do Bingen e Quitandinha, e também no Retiro, durante o fim de semana. Essa ação faz parte do plano de mobilidade elaborado pela CPTrans, com o objetivo de orientar e organizar o trânsito durante a festa.
“Temos uma cidade mais organizada, com os grandes problemas bem encaminhados e o turismo novamente pujante. É muito gratificante ver toda essa movimentação em Petrópolis, de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo, que escolhem a nossa cidade como destino”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.
Além disso, a Bauernfest proporcionou cerca de 30 horas de programação cultural simultânea nos locais como o Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Centro Cultural Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá e os Centros Culturais dos distritos. A festa também contou com uma ampla oferta gastronômica, incluindo o chope oficial do evento e chope artesanal, com aproximadamente 10 mil litros do chope oficial e cerca de seis mil litros do chope artesanal vendidos durante o primeiro fim de semana.
A Concer, concessionária responsável pela administração da BR-040, registrou aumento no tráfego nas praças de pedágio e na Rodoviária do Bingen durante o fim de semana da Bauernfest. O Sicomércio, Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, registrou um aumento de 20% no movimento e espera que esse percentual seja ainda maior nos próximos fins de semana do evento.
A 34ª Bauernfest vai até o dia 9 de julho, e a programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento (https://web2.petropolis.rj.gov.br/bauern/eventos).
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…