Economia

Blocos carnavalescos impulsionam vendas do comércio carioca

O comércio carioca está em alta com a chegada do Carnaval. O movimento intenso nas lojas especializadas em produtos carnavalescos, principalmente devido ao grande número de foliões dos blocos de rua que não exigem fantasias padronizadas, tem gerado expectativas otimistas entre os lojistas. Segundo o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a projeção de crescimento nas vendas foi revisada para 3,5% até o fim da folia, superando a estimativa inicial de 2,0%.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente das entidades, o aumento na comercialização de produtos carnavalescos impacta positivamente o total das vendas do mês de março. “O lojista está animado, e a presença de um grande número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade impulsiona ainda mais o comércio. Mas o fenômeno que tem colaborado bastante para esse crescimento é o aumento dos blocos carnavalescos, que, por não exigirem fantasias padronizadas, ampliam a demanda por adereços, chapéus, camisetas, meias, bermudas, shorts, sandálias e outros itens”, explica Gonçalves.

Cerca de 6 milhões de pessoas devem curtir os blocos carnavalescos no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro estima que, neste ano, o Carnaval da cidade mobilize cerca de 6 milhões de pessoas, consolidando-se como um dos maiores eventos populares do mundo. Além da movimentação cultural e turística, a festa de rua também injeta milhões de dólares na economia local, beneficiando diversos setores, incluindo bares, restaurantes, hotéis e transporte.

Entre os produtos mais vendidos pelos lojistas estão fantasias, adereços, tecidos, roupas casuais e peças da linha praia, como biquínis, maiôs e saídas de banho. O tíquete médio das compras gira em torno de R$ 150,00, com pagamentos majoritariamente feitos via cartão de crédito, Pix, dinheiro e cartão de débito. Com a cidade tomada pelo espírito carnavalesco, os comerciantes seguem otimistas, esperando um faturamento ainda mais expressivo até o encerramento das festividades.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Alerj quer medidas para minimizar calor nas escolas

O deputado Sérgio Fernandes (PSD) está solicitando ao governador Cláudio Castro medidas urgentes e de…

3 horas atrás

Cônsul do Canadá visita Búzios

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, recebeu na quarta-feira (19) a visita do cônsul-geral do…

3 horas atrás

Caminhão Caixa realiza atendimentos em Volta Redonda

O Caminhão CAIXA está em Volta Redonda (RJ), no Sul Fluminense, até sexta-feira (21). A…

3 horas atrás

Transformando o diagnóstico do HIV: Uma solução de detecção rápida e de baixo custo

*Por Flávio Cure O avanço tecnológico tem revolucionado a medicina, tornando diagnósticos mais rápidos e…

5 horas atrás

Prefeito de Macaé entrega projeto de Fertilizantes a Lula

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o…

5 horas atrás

Inscrições para pós-graduação gratuita na UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em…

6 horas atrás