Economia

Blocos carnavalescos impulsionam vendas do comércio carioca

O comércio carioca está em alta com a chegada do Carnaval. O movimento intenso nas lojas especializadas em produtos carnavalescos, principalmente devido ao grande número de foliões dos blocos de rua que não exigem fantasias padronizadas, tem gerado expectativas otimistas entre os lojistas. Segundo o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a projeção de crescimento nas vendas foi revisada para 3,5% até o fim da folia, superando a estimativa inicial de 2,0%.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente das entidades, o aumento na comercialização de produtos carnavalescos impacta positivamente o total das vendas do mês de março. “O lojista está animado, e a presença de um grande número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade impulsiona ainda mais o comércio. Mas o fenômeno que tem colaborado bastante para esse crescimento é o aumento dos blocos carnavalescos, que, por não exigirem fantasias padronizadas, ampliam a demanda por adereços, chapéus, camisetas, meias, bermudas, shorts, sandálias e outros itens”, explica Gonçalves.

Cerca de 6 milhões de pessoas devem curtir os blocos carnavalescos no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro estima que, neste ano, o Carnaval da cidade mobilize cerca de 6 milhões de pessoas, consolidando-se como um dos maiores eventos populares do mundo. Além da movimentação cultural e turística, a festa de rua também injeta milhões de dólares na economia local, beneficiando diversos setores, incluindo bares, restaurantes, hotéis e transporte.

Entre os produtos mais vendidos pelos lojistas estão fantasias, adereços, tecidos, roupas casuais e peças da linha praia, como biquínis, maiôs e saídas de banho. O tíquete médio das compras gira em torno de R$ 150,00, com pagamentos majoritariamente feitos via cartão de crédito, Pix, dinheiro e cartão de débito. Com a cidade tomada pelo espírito carnavalesco, os comerciantes seguem otimistas, esperando um faturamento ainda mais expressivo até o encerramento das festividades.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Reunião em Santa Teresa debate melhorias no turismo

O HotéisRIO participou, na última quarta-feira (10), de uma reunião com o grupo de trabalho…

16 horas atrás

Festival da Pesca chega ao Rio com ciência, cultura e gastronomia

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Quinta da Boa Vista será palco do…

17 horas atrás

Ação social em São João de Meriti oferece saúde e cidadania

Com o apoio da Prefeitura de São João de Meriti, por meio da subsecretaria de…

17 horas atrás

Dia Nacional da Cachaça celebra tradição e futuro no Rio

No último sábado (13), o Brasil celebrou o Dia Nacional da Cachaça, uma das maiores…

19 horas atrás

Porto Maravilha ganha hub de tecnologia e inovação

Criado para se tornar um ponto de encontro para empresas de tecnologia e profissionais da…

21 horas atrás

Arte nas escolas em Niterói e Manguinhos

Nos corredores e pátios do Colégio Pedro II, em Niterói, e do Colégio Estadual Clóvis…

22 horas atrás