Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua: Cabo Frio tem programação especial

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é no próximo dia 19 de agosto, mas a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, já está com ações e programação para o mês. A primeira acontece no sábado (13), quando será realizado um esquete no Centro da cidade, e a segunda será na quinta (18) com a abordagem social noturna.

De acordo com os organizadores, o objetivo da programação é promover o acesso aos direitos para os acolhidos e também a conscientização da população sobre a importância da ressocialização. O esquete será realizado em parceria com a Agência Missionária Ação Resgate (Amar), instituição religiosa, sem fins lucrativos, que oferece banho, corte de cabelo, refeições, roupa limpa, entre outros serviços, à população em situação de rua.

Médicos para a população em situação de rua

Além disso, a equipe da Secretaria de Assistência Social vai realizar uma abordagem noturna em parceria com a Secretaria de Saúde, que cederá dois médicos e dois enfermeiros para atuar em conjunto com a equipe socioassistencial.

Durante a abordagem, a equipe de saúde vai realizar procedimentos como busca ativa para tuberculose, hanseníase e outras doenças comunitárias, além de oferecer orientações e consultas básicas de saúde.

Já a equipe socioassistencial vai oferecer serviços como acolhimento nos equipamentos municipais; encaminhamentos para emissão de documentos para aqueles que precisarem, além de verificar se há outras violações de direitos.

A programação pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua teve início no dia 2, com o futebol entre os acolhidos da Casa de Passagem x Centro de Acolhimento, realizado no Estádio Municipal Correão. Todas as ações são uma iniciativa da Superintendência de Proteção Social Especial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A equipe social é formada por representantes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), por representantes da Casa de Passagem, do Centro de Acolhimento e da Superintendência de Proteção Social Especial.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

9 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

9 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

11 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

11 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás