Combate à violência contra idosos em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, realizará, durante junho, ações em alusão à campanha Junho Violeta, que tem como objetivo conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal da Melhor Idade, estão programadas para os dias 15, 16, 22 e 29.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado em 15 de junho. Na ocasião, a equipe da secretaria fará uma panfletagem na Praça Porto Rocha, localizada no Centro de Cabo Frio. A iniciativa tem como propósito reforçar a importância da mobilização social no combate à violência, garantia dos direitos dos idosos e proteção por meio de denúncias contra maus-tratos.

Oficina e roda de conversa

No dia seguinte, 16 de junho, a programação prevê uma aula-passeio para a Fazenda Campos Novos, em Tamoios. A atividade é voltada para idosos atendidos pelas oficinas gratuitas de artesanato, ginástica e memória oferecidas pela Secretaria da Melhor Idade. No local, haverá uma oficina de alongamento e uma roda de conversa sobre o tema do Junho Violeta.

Já no dia 22 de junho, a partir das 9h, uma ação social deve ocorrer na Praça do bairro Maria Joaquina, também em Tamoios. Além da conscientização relacionada à campanha, as equipes da prefeitura oferecerão serviços como emissão de cartão de estacionamento para idosos, atendimento social, psicológico e jurídico.

O último dia, 29 de junho, prevê a participação dos idosos do Lar da Cidinha em atividades específicas, cujos detalhes serão divulgados posteriormente pelo município.

Como denunciar violência contra idosos

A Prefeitura reforça a importância de denunciar casos de maus-tratos. Para isso, os denunciantes podem recorrer aos canais disponíveis na Secretaria Municipal da Melhor Idade, ou no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro Especializado em Assistência Social (Creas).

Além disso, é possível entrar em contato através do Disque 100, do aplicativo “Direitos Humanos”, do Ministério Público da Comarca de Cabo Frio e da 126ª Delegacia de Polícia, localizada em São Cristóvão.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás