Combate à violência contra idosos em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, realizará, durante junho, ações em alusão à campanha Junho Violeta, que tem como objetivo conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal da Melhor Idade, estão programadas para os dias 15, 16, 22 e 29.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado em 15 de junho. Na ocasião, a equipe da secretaria fará uma panfletagem na Praça Porto Rocha, localizada no Centro de Cabo Frio. A iniciativa tem como propósito reforçar a importância da mobilização social no combate à violência, garantia dos direitos dos idosos e proteção por meio de denúncias contra maus-tratos.

Oficina e roda de conversa

No dia seguinte, 16 de junho, a programação prevê uma aula-passeio para a Fazenda Campos Novos, em Tamoios. A atividade é voltada para idosos atendidos pelas oficinas gratuitas de artesanato, ginástica e memória oferecidas pela Secretaria da Melhor Idade. No local, haverá uma oficina de alongamento e uma roda de conversa sobre o tema do Junho Violeta.

Já no dia 22 de junho, a partir das 9h, uma ação social deve ocorrer na Praça do bairro Maria Joaquina, também em Tamoios. Além da conscientização relacionada à campanha, as equipes da prefeitura oferecerão serviços como emissão de cartão de estacionamento para idosos, atendimento social, psicológico e jurídico.

O último dia, 29 de junho, prevê a participação dos idosos do Lar da Cidinha em atividades específicas, cujos detalhes serão divulgados posteriormente pelo município.

Como denunciar violência contra idosos

A Prefeitura reforça a importância de denunciar casos de maus-tratos. Para isso, os denunciantes podem recorrer aos canais disponíveis na Secretaria Municipal da Melhor Idade, ou no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro Especializado em Assistência Social (Creas).

Além disso, é possível entrar em contato através do Disque 100, do aplicativo “Direitos Humanos”, do Ministério Público da Comarca de Cabo Frio e da 126ª Delegacia de Polícia, localizada em São Cristóvão.

Posts Recentes

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

19 horas atrás

Circuito Rural de Barra Mansa reúne 700 pessoas em Floriano

O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…

19 horas atrás

Visconde é campeão da Copa Calcário 2025

Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…

22 horas atrás

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…

22 horas atrás

Pelé, Milton Gonçalves e Gloria Maria

*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…

22 horas atrás

Festival celebra mulheres negras e movimenta Rio de Janeiro

A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…

23 horas atrás