Ações de sustentabilidade recolhem lixo de quatro praias de Cabo Frio

Quatro praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos, foram palco de ações de sustentabilidade. A “Mares Limpos” recolheu 392,55 quilos de resíduos neste fim de semana, durante ato em homenagem ao Dia Mundial de Limpeza das Praias. O meio do Peró foi o local com mais lixo recolhido: 140 quilos. Já na parte certificada pelo selo internacional Bandeira Azul foram retirados 67,5 quilos.

Além dessas duas praias, a mobilização simultânea de sustentabilidade também reuniu voluntários nas praias do Forte, com 57,75 quilos de resíduos recolhidos; do Pontal, em Tamoios, com 92 quilos; e na prainha do Parque Municipal do Dormitório das Garças, com 35,300. Os tipos de resíduos mais encontrados foram bitucas de cigarro e plásticos de um só uso.

Segundo a coordenadora local da Bandeira Azul da cidadade, Paloma Arias Ordiales, o engajamento foi positivo considerando que a ação ocorreu em um fim de semana marcado pelo mau tempo.

“Tivemos menos adesão que nos outros anos e acredito que tenha sido por conta da chuva, já que as pessoas ficaram com medo devido ao forte temporal de sexta-feira. Apesar disso, tivemos bastante engajamento da sociedade civil, então foi uma boa atuação este ano”, explicou.

Segundo ela, foram percorridos cerca de 3,5 km de faixa de areia, sendo o trecho certificado pela Bandeira Azul no Peró (700m); Praia do Forte (1km); prainha do Parque Municipal do Dormitório das Garças (250m); Dunas (500m); Pontal em Tamoios (1km).

A sustentabilidade do Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

16 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

16 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

16 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

17 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

17 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás