Capital

Calendário de eventos esportivos para 2025 é lançado no Rio

Em parceria com o Visit Rio e a Riotur, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, lançou nesta terça-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o calendário esportivo oficial da cidade. O objetivo é reunir todos os eventos esportivos legalizados em um único site, que será atualizado constantemente conforme novas atividades forem confirmadas.

Para 2025, está prevista a realização de 350 eventos esportivos no Rio, dos quais 190 serão corridas de rua. Segundo projeção do Visit Rio, 117 desses eventos devem atrair cerca de 690 mil competidores, movimentando aproximadamente R$2,2 bilhões na economia local. Em comparação, no ano de 2024, a cidade sediou 322 eventos esportivos, com um impacto econômico de R$1,4 bilhão.

O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o setor e atrair novas competições. “O lançamento do calendário é um passo importante para atrair mais eventos e fortalecer o setor no Rio de Janeiro. Com um histórico consolidado na realização de grandes eventos, a cidade segue buscando novas oportunidades para ampliar esse cenário e reafirmar seu protagonismo”, afirmou Schleder.

Calendário de eventos esportivos será atualizado conforme liberação de alvará

O calendário será atualizado sempre que os eventos, independentemente do porte, obtiverem os alvarás necessários, que podem ser solicitados pelo site Carioca Digital. Entre os destaques de 2025 estão o Rio Open, Sail GP, Liga das Nações de Vôlei, Mundial de Ginástica Rítmica e a Maratona do Rio.

O esporte tem se consolidado como um dos principais pilares da cidade para a atração de eventos e investimentos. Dados do Visit Rio indicam que, em 2024, 16,05% dos 485 eventos que geraram impacto econômico e atraíram turistas para o Rio foram esportivos. O setor de entretenimento ficou em segundo lugar, com 15,84%, seguido pelo setor de medicina, com 12,14%.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, ressaltou o papel da cidade como polo esportivo global. “O Rio de Janeiro é único. Nossa vocação olímpica continua forte, e é essencial para as confederações olímpicas ter essa possibilidade de sediar competições. Quando tentamos levar um campeonato para o Brasil, sempre perguntam: ‘É no Rio?’ Isso mostra a importância da cidade nesse cenário”, disse La Porta.

Em janeiro de 2023, o Visit Rio mapeou 73 grandes eventos esportivos que o Rio poderá sediar até 2033. Entre os que já foram confirmados estão a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, o Mundial de Ginástica, o Mundial de Remo e o campeonato de e-sports Rainbow Six. Outros eventos seguem em negociação, como os Jogos Pan-Americanos de 2031, partidas da NFL e da NBA, e o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2027.

O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, enfatizou o potencial da cidade para atrair competições internacionais. “O Rio é uma cidade olímpica, um título raro e valioso. O esporte é uma solução para muitos problemas e sempre foi uma característica forte da cidade, especialmente os esportes ao ar livre. O Visit Rio, junto com a prefeitura, está trabalhando para atrair grandes eventos esportivos internacionais até 2031”, destacou Werneck.

A campeã olímpica de vôlei de praia em 1996, Jaqueline Silva, também comemorou o lançamento do calendário. “O Rio é uma cidade do esporte, um lugar onde as pessoas vêm e ficam encantadas com a possibilidade de se movimentar e praticar esportes, principalmente ao ar livre. A diversidade de locais e modalidades disponíveis torna o Rio um verdadeiro encanto. Então, é mais que justo que a cidade, que já foi sede de uma Olimpíada e agora se prepara para os Jogos Pan-Americanos, tenha um calendário anual de modalidades e eventos esportivos”, concluiu Jaqueline.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

6 minutos atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

2 horas atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

4 horas atrás

Campeonato Carioca de Masters não terá os quatro grandes clubes do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral Com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio…

23 horas atrás

Presidente da Alerj ainda não definiu seu futuro político

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), anda relutante em se lançar candidato a…

1 dia atrás

Plano de Contingência para Chuvas Intensas é apresentado em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas…

1 dia atrás