Campos cria força-tarefa para auxiliar equipes do IBGE no Censo 2022

A Prefeitura de Campos, no Norte Fluminense, criou uma força-tarefa para reforçar as ações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o fechamento do Censo 2022. O município demonstrou preocupação com o resultado preliminar apontado pela pesquisa no final do ano passado, que apontou redução significativa no número de habitantes da cidade.

A redução pode comprometer o orçamento da cidade e a execução de políticas públicas. O IBGE divulgou no dia 28 de dezembro de 2022 a prévia da população dos municípios, dos estados e do país com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico até o dia 25 de dezembro. Cerca de 2.300 municípios apresentaram população menor em 2022 em relação a 2010. Porém, estes números não representam o resultado final.

A Prefeitura de Campos defende que a redução não condiz com dados do município. Agora, equipes municipais vão auxiliar o IBGE na identificação de domicílios não visitados ou na localização de famílias que não foram visitadas e não prestaram informações para o Censo. O assunto foi tema de uma reunião entre o Instituto e o município na última quarta-feira (18). Secretário de Governo, Ângelo Rafael explicou como deve se dar a dinâmica do trabalho conjunto.

“Nos locais em que o IBGE não localizou os moradores, nossos agentes irão identificar essas pessoas e indicar o domicílio para que o IBGE vá ou retorne ao local para realizar o levantamento. É um trabalho essencial para nossa cidade, para o governo continuar promovendo a melhor atenção à nossa população”, disse.

Diferença de números em Campos

Segundo o secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, dados municipais de prestação de serviços como água e esgoto apontam que Campos tem mais de 500 mil habitantes, enquanto os números coletados pelo IBGE sinalizaram pouco mais de 400 mil.

“Esse número interfere em questões orçamentárias, nos recursos que são repassados por ministérios como o da Saúde, recursos que a Prefeitura utiliza para assistência e atendimento às pessoas”, alerta.

O coordenador de Área do Censo Demográfico do IBGE destacou como “grandioso” o apoio da Prefeitura para o fechamento do Censo 2022.

“A Prefeitura está ajudando no sentido de divulgar o censo e as formas de participar da contagem por meio de canais oficiais, de chamar a população, de falar da importância de responder ao censo com informações fidedignas. Esse apoio está sendo fundamental para gente conseguir chegar ao restante da população que não foi encontrada no domicílio para participar da entrevista”, afirmou. 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás