(Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, quer ampliar a vacinação contra HPV. A vacina contra o Papilomavírus Humano é aplicada em adolescentes não vacinados, entre nove e 14 anos de idade, conforme diretriz do Ministério da Saúde.
O imunizante também protege contra o câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe, além do de colo de útero. A melhor forma de prevenção aos não vacinados é o uso de preservativo nas relações sexuais, mas o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas pela camisinha.
O assessor técnico de Imunizações da (SMS), Leonardo Cordeiro, convocou a população da faixa etária recomendada a se proteger contra o HPV.
“O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. É uma ótima oportunidade para os jovens começarem a se prevenir”, alertou.
A nota técnica do Governo Federal recomenda também a busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso ao imunizante. Nesses casos, o esquema vacinal é em dose única para aqueles que não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado.
Posto com horário ampliado (segunda a sexta-feira)
Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)
Salas de vacinação (sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h)
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…
A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…
A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…
A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…
O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…