Carnaval 2023: Capital tem mais de 600 blocos inscritos para desfilar

A depender dos blocos de rua da capital fluminense, o folião não vai ter descanso no Carnaval de 2023. Segundo a Riotur, empresa municipal de turismo da capital, o número preliminar de desfiles já está em 433, com 613 blocos inscritos. O município espera um público de cinco milhões de pessoas durante o período.

Os números são comparáveis a 2020, último Carnaval oficial com desfiles de blocos, já que no ano passado houve somente o desfile das Escolas de Samba. Há três anos,  754 blocos se inscreveram e ocorreram 427 desfiles. Este ano, na Zona Sul, o número de desfiles será menor do que três anos atrás. Em 2020, foram 110, em 2023 serão 94.

Presidente da Riotur, Ronnie Costa se mostrou confiante com os preparativos para a folia. “Já é uma tradição que os blocos de rua arrastem milhares de foliões por todos os cantos da cidade. Este ano estamos fazendo pequenos ajustes para que a retomada do Carnaval de rua no Rio seja espetacular. Organização, acessibilidade e muita alegria serão a marca do Carnaval de rua 2023”, disse.

Desfiles de Carnaval começam no dia 20

A partir do dia 20 de janeiro, data do início oficial dos desfiles, a Prefeitura vai disponibilizar 220 ambulâncias e oito postos médicos para os foliões. O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade, segundo o município.

A Prefeitura afirma, ainda, que haverá 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência.

Para controlar o trânsito nesta época, a cidade mais que dobrou o número de operadores de trânsito: neste ano serão 3.250 agentes, frente a 1.500 em 2020. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb disponibilizará mil contentores de 240 litros. Dez mil vendedores autônomos serão cadastrados e identificados com colete. Eles receberão treinamento da Riotur para atuar nos blocos.

Os megablocos, como o Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anita, Monobloco, Chora me Liga e Carrossel de Emoções, terão seu circuito de desfiles no Centro. O objetivo é dar mais logística na hora da dispersão. 

Posts Recentes

Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2025 atrai cerca de 6 mil inscritos e reforça protagonismo do Secovi Rio e da ABADI no setor

Com quase 6 mil inscritos, 90 expositores e cerca de duas mil pessoas circulando ao…

21 horas atrás

Resíduos recicláveis desperdiçados no Rio somam mais de R$ 2,6 bilhões

Mais de R$2,6 bilhões em resíduos pós-consumo estão sendo subutilizados no Estado do Rio de…

22 horas atrás

“Arte de aMAR” mobiliza estudantes do Rio em defesa dos oceanos

Em sintonia com as discussões globais sobre mudanças climáticas da 30ª Conferência das Nações Unidas…

22 horas atrás

Tanguá inaugura Estufa e Horta Comunitária

O município de Tanguá, Leste Fluminense, inaugurou no sábado (18) uma Estufa com Horta Comunitária,…

23 horas atrás

Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, recebe, nos dias 24, 25…

2 dias atrás

Festival Literário Energia para Ler movimenta Cachoeiras de Macacu

A cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, recebe, entre os dias 21 e…

2 dias atrás