Categorias: Capital Político

Cargos da Mesa Diretora da Alerj são alvo de disputa

Com os nove cargos mais importantes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para serem ocupados, a Mesa Diretora da Casa é alvo de intensa discussão nesse período de recesso parlamentar. A presidência da Casa já está praticamente definida em favor de Rodrigo Bacellar (PL), mas ainda há outros oito cargos para serem definidos: quatro vice-presidências e quatro secretarias.


Primeira-secretaria da Alerj

Depois da presidência da Alerj, o cargo mais importante da Casa é o de primeiro-secretário.  É a primeira-secretaria que nomeia cargos em comissão e controla o orçamento da Alerj. Por consenso, os deputados querem confiar a cadeira a um deputado mais experiente, mas há novatos se articulando de olho na vaga.


Tutuca fora

Havia um convite para que o deputado Gustavo Tutuca (PP) ocupasse a primeira-secretária da Alerj

Já havia um consenso para que o deputado Gustavo Tutuca (PP) ocupasse a primeira-secretaria. Mas ele aceitou o convite do governador Cláudio Castro e reassumiu a Secretaria Estadual de Turismo.


Ausências

Pouca gente notou, mas Dilma e Sarney foram os dois únicos ex-presidentes na posse de Lula. Bolsonaro se refugiou na Flórida, Fernando Henrique alegou problemas de saúde para não comparecer. Michel Temer nem deu satisfação e Fernando Collor ninguém sabe, ninguém viu.


Premonição

Prestes a entrar para o PT, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pode acabar como candidato a vice-prefeito na chapa para a reeleição de Eduardo Paes.  Como o mundo dá voltas!


Abandono em Copacabana

Em pleno verão, moradores de Copacabana reclamam que o bairro foi abandonado pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo eles, a limpeza das ruas não é eficiente, há ruas esburacadas, mendigos, assaltos e a praia virou território livre, com quase nenhuma fiscalização. E olha que o bairro concentra mais de 90% dos turistas que visitam a cidade.


Dataprev em observação

O ministro da Previdência Carlos Lupi solicitará a realização de concurso público para a Dataprev

Carlos Lupi, ministro da Previdência, vai solicitar aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) a realização de novo concurso público para a Dataprev. A recomposição do quadro de servidores da estatal é vista pela equipe de Lupi como fundamental para reduzir a fila de pedidos de aposentadoria represados no INSS, que já chega a 5,5 milhões de requisições. Estima-se que a Dataprev tenha um déficit de mil servidores. E poderia ser pior: em 2020, Paulo Guedes queria demitir 500, mas o governo acabou voltando atrás.


Quem tem… Tem medo

Ainda por conta da depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília: os ministros do Superior Tribunal de Justiça pretendem reforçar sua segurança pessoal com o aumento do atual efetivo. A cargo da empresa privada, o contingente que faz a escolta armada dos magistrados soma atualmente cerca de 180 agentes. Dependendo, o esquema de segurança engloba também familiares dos ministros.


Bolsonaro em Orlando

A vida não é tão fácil na mansão de Kissimmee, na Grande Orlando, onde Jair Bolsonaro está hospedado com parte da família. Como não há empregadas domésticas (há cozinheira), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem de ir para a cozinha lavar a louça, como em outros tempos. Já o ex-presidente tem outra queixa: não pode comer pão com doce de leite (por problemas de saúde, o pão fica de fora). Só comida pastosa e líquidos. 


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20),…

6 horas atrás

Secovi Rio firma parceria com a Prefeitura de Niterói e contribui com painel inédito sobre o mercado imobiliário da cidade

O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…

7 horas atrás

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

10 horas atrás

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…

10 horas atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

11 horas atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

1 dia atrás