Capital

RIOgaleão e Prefeitura do Rio assinam acordo de cooperação

Por Renata Onaindia
Especial para o Conexão Fluminense

O esforço envolvendo as três esferas do governo, juntamente com empresas aéreas, e a sociedade civil, teve como resultado a assinatura de um acordo de cooperação com a RIOgaleão, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, para fomentar incentivos ao setor aeroportuário na capital fluminense.

O investimento previsto no acordo é de R$ 120 milhõesentre Governo do Estado e Prefeitura, e de R$ 150 milhões da RIOgaleão. A expectativa é que o acordo gere 684 mil empregos no Estado do Rio de Janeiro ao longo de 10 anos — 300 mil só na capital fluminense.

Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, destacou que esse investimento proporcionará preço no transporte de mercadorias e de pessoas mais competitivo: “ A gente viveu o maior exemplo da boa política. Conversamos com as empresas aéreas, fizemos estudos técnicos e a sociedade civil abraçou o tema central. Essa foi uma virada de página para o Rio. Um divisor de águas.”, disse o secretário.

Riogaleão destaca retomada

O presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, destacou que o número de assentos disponíveis nos voos internacionais do Galeão já retornou ao período pré-pandemia. Atualmente, o local atende 23 destinos internacionais e há planos de aumentar a cobertura. “Já fomos o aeroporto das Olimpíadas e estamos nos preparando para ser o aeroporto do G20.”, destaca Monteiro.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, reforçou a importância da união entre Prefeitura, governos estadual e federal, para a concretização do acordo. Atualmente, o Galeão recebe 310 voos diários, entre nacionais e internacionais: “Quero saudar o resultado do esforço. Não só para o turismo, mas para toda economia do estado. Fortalecer o Galeão não é matar o Santos Dumont.”

Os representantes das companhias aéreas destacaram a importância do Rio de Janeiro como destino turístico e conexão com cidades do país e do exterior. E que, com os investimentos na área, é possível ampliar o papel do Rio como porta de entrada no Brasil.

O prefeito Eduardo Paes destacou que o acordo é uma associação entre esferas de governo, empresas privadas e a sociedade civil em prol da geração de empregos, da economia e da melhoria para os viajantes.

“Esse é um momento muito importante para a economia fluminense. Eu e Cláudio Castro buscamos o tempo todo trabalhar em conjunto para atender a demanda do Rio. Hoje é um dia pra gente celebrar. Uma pessoa que quero agradecer é ao presidente Lula. Ele demonstrou um enorme carinho pelo Rio e entendeu o quanto era importante a sobrevivência do Galeão para o Rio. Lula aceitou o desafio e bancou essa história.”, finalizou o prefeito.

Faixa exclusiva na Linha Vermelha

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, irá implantar uma faixa exclusiva de 2.200 metros de extensão na Linha Vermelha para acesso exclusivo de veículos à Ilha do Governador. A medida tem por objetivo ordenar o tráfego na via expressa, em função do esperado aumento dos voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e consequente aumento do fluxo viário no acesso à Ilha do Governador. A faixa exclusiva irá funcionar na pista sentido Baixada Fluminense da Linha Vermelha, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador.

O acesso à faixa exclusiva deverá ser feito somente por veículos provenientes da Linha Vermelha e que tenham como o destino a Ilha do Governador/Galeão. Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, fiscalização eletrônica será implantada. O sistema de fiscalização será feito por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois caso sigam para a Baixada, o sistema de fiscalização detectará que houve evasão da faixa exclusiva.

O início da operação da faixa exclusiva está previsto para o fim de janeiro, quando as obras do asfalto liso forem finalizadas e toda a sinalização horizontal e vertical for instalada.

A medida será tomada porque espera-se um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos em direção à Ilha do Governador, calculados sobre os dados do ano passado. Em 2023, um terço do fluxo diário (30.000 veículos/dia) da Linha Vermelha seguia para a Ilha do Governador, e dois terços (60.000 veículos/dia) tomava a direção da Baixada Fluminense. Com o aumento do fluxo do aeroporto, espera-se que essa balança sofra alteração, com mais veículos seguindo para a Ilha do Governador.

O conceito da faixa exclusiva é organizar os fluxos e dar maior fluidez tanto para quem vai em direção à Ilha, quanto para quem vai em direção à Baixada. Das quatro faixas existentes no trecho, apenas uma será dedicada para a Ilha do Governador, fato que não prejudicará os veículos em direção à Baixada. Além disso, a faixa exclusiva vai evitar o estrangulamento da bifurcação Ilha/Baixada, de tal modo que os veículos provenientes da faixa da esquerda não bloqueiem o acesso à Ilha e também não prejudiquem o fluxo para a Baixada.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

10 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

10 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

13 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

15 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás