O feriadão da Semana Santa é um dos mais esperados seja para quem viaja ou para quem aproveita para somente descansar. Mas há também os que não param e resolvem pegar a folga para resolver questões particulares.
Veja, então, como fica o funcionamento do comércio, transportes, unidades de saúde e educação na Semana Santa, que vai da sexta-feira da paixão (29) ao domingo de Páscoa (31) na capital e Região Metropolitana. Fique de olho nas mudanças de horário.
Trens
A Supervia informou que a circulação dos trens na Semana Santa seguirá de acordo com a grade horária de domingos e feriados. Nos finais de semana e feriados os trens operam em horários fixos e os clientes podem se programar planejando a viagem.
A concessionária orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo e site da Supervia ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Barcas
A CCR Barcas vai operar na Semana Santa com a grade de domingos e feriados na Sexta-feira Santa, na linha Araribóia. As travessias acontecem de hora em hora. De Niterói para o Rio, as partidas acontecem entre 5h30 e 23h30. No sentido oposto, entre 6h e 23h. Não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá. A linha Paquetá vai operar com a grade de dias úteis. Os horários de funcionamento estão disponíveis no site da concessionária.
Metrô
O Metrô Rio informa que, nesta sexta, a operação dos trens e metrô na superfície irão funcionar em esquema de feriado, das 7h às 23h. No sábado, o funcionamento é das 5h à meia-noite; e no domingo de Páscoa, das 7h às 23h. As transferências entre as linhas 1 e 2 acontecerão no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro durante todo o feriado.
BRT
A MOBI-Rio informa que o planejamento da operação do feriado de Sexta-feira Santa (29) será igual ao dos sábados no sistema.
As linhas que circularão sexta-feira:
Transoeste:
Transcarioca:
Transolímpica:
Transbrasil:
VLT
As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal entre o feriado de Sexta-Feira da Paixão (29) e o domingo de Páscoa (31). Com operação das 6h à meia-noite, os intervalos vão variar para cerca de 12 minutos no período. O Terminal Intermodal Gentileza também terá funcionamento regular.
Ponte Rio-Niterói
A Ecoponte prevê a circulação de cerca de 690 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 28 de março e 1° de abril. De acordo com a concessionária, os dias de maior fluxo serão a quinta-feira (28/3) em direção a Niterói e Região dos Lagos, quando mais de 86 mil veículos cruzarão a via e o domingo (31/3) em direção ao Rio de Janeiro, com uma estimativa de mais de 87 mil veículos.
Via Dutra
Para o feriado de Páscoa, a CCR RioSP prevê um aumento no volume de tráfego na Via Dutra a partir da tarde de quinta-feira (28). É esperado um fluxo de mais de 238 mil veículos. Na sexta, dia 29, o movimento também será intenso com cerca de 250 mil veículos. No retorno de feriado, a concessionária prevê maior fluxo no domingo, dia 31/03, quando deverão circular pela rodovia pouco mais de 233 mil veículos.
Rio-Santos
O movimento também será intenso na BR-101, caminho para as praias de Ubatuba (SP) e da Costa Verde Fluminense. Assim como na Via Dutra, a CCR RioSP prevê um aumento no volume de tráfego na Rio-Santos a partir de quinta-feira (28). Nesse dia são esperados mais 80 mil veículos nos 270km da rodovia. Depois disso, o tráfego volta a ficar intenso no domingo (31), retorno do feriado prolongado. Para esse dia, são esperados cerca de 70 mil veículos.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias do Estado do Rio não funcionarão no feriado de Sexta-feira da Paixão. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias do Estado do Rio não funcionarão no feriado de Sexta-feira da Paixão. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Contas de consumo – como água, energia e telefone – e carnês vencidos na sexta feira (29) poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte (1). Os canais digitais e caixas eletrônicos ficarão para efetuar transações financeiras do sistema bancário.
INSS
As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 29 de março, devido ao feriado nacional da Paixão de Cristo. O atendimento será retomado na segunda-feira (1).
As alternativas para atendimento remoto, o usuário pode acessar por meio do “Meu INSS” (aplicativo para celular). É possível solicitar quase todos os serviços do Instituto, como requerer benefícios, emitir documentos e extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Caso precise de informações, o cidadão também conta com a Central 135, já que o atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo de todo o feriado.
Ensino
Governo do Estado e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira (28). Os expedientes nos órgãos públicos estão suspensos, com exceção aos serviços essenciais.
Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) informa que os hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam normalmente durante o feriado da Sexta-Feira Santa. O atendimento ambulatorial nas unidades seguirá os agendamentos já definidos para cada paciente. O serviço Samu 192 da Capital está preparado para continuar a atender às demandas da população durante 24 horas por dia.
O Hemorio segue aberto para receber quem puder dedicar um tempo do feriado a salvar vidas, doando sangue. Basta se dirigir, das 7h às 18h, à Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.
O funcionamento da RioFarmes será interrompido, retornando normalmente na segunda-feira (1). Os pacientes atendidos pela unidade tiveram horários definidos com antecedência para a retirada de medicamentos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as unidades 24 horas da rede municipal, UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III funcionam ininterruptamente durante o feriado prolongado da Semana Santa, entre os dias 28 e 31 de março.
Os centros municipais de saúde, clínicas da família e policlínicas e os pontos extras de vacinação funcionarão no ponto facultativo da quinta feira (28), das 8h às 12h. No feriado da Sexta-feira da Paixão as unidades não abrirão.
O Super Centro Carioca de Saúde vai funcionar em horário normal no ponto facultativo da Quinta-feira Santa, das 7h às 22h, e não abrirá no feriado da Sexta-feira da Paixão. Já o Super Centro Carioca de Vacinação funcionará em horário normal na quinta e na sexta-feira, das 8h às 22h.
No sábado, as unidades de Atenção Primária, o Super Centro Carioca de Saúde e o Super Centro Carioca de Vacinação funcionarão nos seus respectivos horários.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…